EDUCAÇÃO

Projeto promove cursos de capacitação profissional grátis

O Projeto Reinventar foi criado através de uma parceria do MPT-ES, Senac-ES e Sebrae-ES.

Em 08/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Projeto Reinventar

O projeto foi criado em uma parceria do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo, Senac-ES e Sebrae-ES.

As famílias capixabas de baixa renda, afetadas diretamente pela pandemia de Covid-19, agora contam com uma ajuda especial, fruto da parceria entre Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Senac-ES e Sebrae-ES. Trata-se do Projeto Reinventar, idealizado para proporcionar cursos de capacitação e de gestão, de forma gratuita, aos que buscam recolocação profissional.

Os estudantes do programa, previamente selecionados, terão aulas de cursos práticos, com conteúdos que possibilitam aprender uma nova ocupação. No Senac-ES, as atividades foram retomadas no último dia 05/01, com os seguintes títulos ofertados: Bolo no Pote, Segurança Alimentar, Design de Sobrancelha, Gestão para o seu Negócio, Técnicas de Secretariado, Aperfeiçoamento para porteiros e Zeladores e Cuidados básicos com idosos.

Mercado de trabalho

Nesta nova fase do Reinventar, criado no final do ano passado, serão contemplados, pelo Senac-ES, alunos da ONG Instituto João XXIII, localizada na capital do Espírito Santo, Vitória. Os cursos buscam proporcionar aos participantes se recolocar no mercado de trabalho e/ou comercializar os serviços e produtos, transformando a realidade de suas famílias. Foram estruturados conteúdos nas áreas de beleza, alimentação e tecnologia. Em alguns casos, há, também, a complementação com aulas de gestão.

Para participar do Projeto Reinventar, é preciso ter registro no CadÚnico, sistema nacional de comprovação de baixa renda. Além deste pré-requisito, o candidato também precisa comprovar a escolaridade e idade mínima exigida pelo curso que escolher.

Como Funciona?

Em parceria com ONGs de alguns municípios da Grande Vitória, é feita a seleção dos alunos e estes são notificados para apresentar os documentos de cadastro. Os estudantes recebem um acompanhamento próximo e relacionamento direto com a coordenação do curso em cada localidade. Em alguns casos, o aluno precisa residir no município da aplicação. Cada turma terá um kit com materiais para prática das técnicas ensinadas, cartilhas e o cronograma das aulas com datas e detalhes.

Para quem é?

O projeto Reinventar busca auxiliar pessoas de baixa renda que sonham em ter o seu próprio negócio, mas não sabem por onde começar. Cidadãos com garra e que estejam dispostos a ultrapassar os obstáculos. Ter seu próprio negócio é se reinventar a todo momento e acreditamos que você pode.

ONGs Parceiras: Rede AICA, Instituto João XXIII, SECRI, ADRA, Prefeitura Municipal de Viana.

Veja a programação de janeiro dos cursos ofertados pelo Senac-ES na ONG Instituto João XXIII:

Bolo no Pote – dias 06 e 07 de janeiro, de 13 às 17 horas.

Segurança Alimentar – dia 08 de janeiro, de 13 às 17 horas.

Design de Sobrancelha – de 05 a 15 de janeiro, de 08 às 12 horas.

Gestão para seu negócio – de 13 a 15 de janeiro, de 13 às 17 horas.

Técnicas de Secretariado – de 11 a 15 de janeiro, de 08 às 12 horas.

Aperfeiçoamento para porteiros e zeladores – de 11 a 14 de janeiro, de 13 às 17 horas.

Cuidados Básicos com Idosos – de 06 a 12 de janeiro, de 13 às 17 horas. (Por Fernando Correia - Mile4)