CIDADANIA

Projeto Saúde Habitacional entrega duas casas reformadas

Objetivo do projeto é levar saúde e bem estar para moradores da região do Território do Bem.

Em 31/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

A ação é fruto de uma parceria do Instituto Unimed Vitória com as associações Ateliê de Ideias e Onze8.

O projeto Saúde Habitacional entrega nesta quinta-feira (1º), às 14h, duas casas reformadas no Território do Bem, uma em São Benedito, a outra em Jaburu. A ação é fruto de uma parceria do Instituto Unimed Vitória com as associações Ateliê de Ideias e Onze8. O propósito do Saúde Habitacional é levar saúde para moradores da região do Território do Bem, por meio de melhorias no saneamento básico de moradias em alta situação de vulnerabilidade social.

“O projeto está muito vinculado ao DNA do Instituto Unimed Vitória, que é cuidar da saúde das pessoas. Quando se pensa em saúde, é preciso pensar em saúde de forma integral, a começar pela situação do lar das pessoas, que muitas vezes não conta com a mínima infraestrutura de saneamento básico”, ressalta o diretor executivo do Instituto Unimed Vitória, Cosme Péres.

Maria Lúcia Gonçalves Moreira, moradora de Jaburu, é uma das beneficiadas pelo projeto e está feliz da vida com a casa reformada.

“Eu estou de parabéns, minha casa está linda. Era muito problema de umidade, não entrava vento, faltava estrutura para as crianças. Agora, foi feito até um jardim e está tão bonitinho. Estamos muito felizes”, conta ela, que divide a casa com mais três filhos e o marido.

Como estava a casa da Maria Sônia da Silva Nascimento, no bairro São Benedito. Foto: Divulgação

Iniciado no ano passado, o Saúde Habitacional já beneficiou diretamente 43 pessoas até agora, sendo 31 moradores das quatro residências contempladas e 12 trabalhadores locais que atuaram nas reformas de quatro casas dos bairros Gurigica, São Benedito e Morro do Jaburu, em Vitória.

Reformas

As reformas têm sido possíveis graças ao esforço conjunto do Instituto Unimed; da associação Onze8, composta por arquitetos que promovem o direito à habitação digna; e do Ateliê de Ideias, uma organização social, produtora de soluções e tecnologias sociais para o desenvolvimento local no Território do Bem e em outras regiões periféricas da Grande Vitória.

O arquiteto da Onze8 Renan Grisoni relata que as duas casas reformadas estavam em péssimas condições estruturais.

“Com a ajuda da ONG Ateliê de Ideias, que atua na região há 18 anos, fizemos a seleção dessas casas que precisavam de mais melhorias que proporcionassem saúde a seus moradores. Eram casas sem saneamento, ventilação, acesso a água."  (Por Marcella Andrade)

TAGS
CIDADANIA   |   EDUCAÇÃO    |  SAÚDE    |   EMPREGOS   |  ESPORTES   |   CIDADE   |   ECONOMIA