MEIO AMBIENTE

Projeto Tamar comemora 35 anos com soltura de tartaruga em Vitória(ES).

Desde sua fundação, Tamar já levou 20 milhões de filhotes ao mar.

Em 30/03/2015 Referência JCC

Uma tartaruga verde reabilitada foi levada de volta ao mar, em Vitória, neste domingo (29). A ação fez parte da comemoração dos 35 anos do Projeto Tamar, que conta com um Centro de Visitação na Praça do Papa. As crianças acompanharam de perto, ansiosos, a soltura do animal. Adultos também queriam ver de perto e tocar a tartaruga verde.

Para celebrar os 35 anos do projeto, foram realizadas diversas apresentações culturais, musicais, e várias atividades de sensibilização e educação ambiental nas diversas bases do projeto. “Alcançamos resultados importantes nesses anos, pois nasceu uma nova geração de tartarugas marinhas no país, que, aos poucos, vai reconquistando as praias”, disse o coordenador nacional e um dos fundadores do Tamar, Guy Marcovaldi.

Desde a sua fundação, o projeto já levou cerca de 20 milhões de filhotes ao mar. O Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar.

O projeto trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção.

Nos centros de visitação são apresentadas informações sobre a biologia desses animais, ameaças a sua sobrevivência e a importância de protegê-los. Mais de 15 milhões de pessoas já visitaram o Tamar, presente em 25 comunidades costeiras no país.

Fonte: G1-Espírito Santo