EDUCAÇÃO

Projeto Zenzinho leva alunos da rede municipal para o Mosteiro de Ibiraçu

No ano de 2015, a participação do Programa Zenzinho se deu envolvendo quatro escolas municipais de Aracruz/ES

Em 11/06/2015 Referência JCC

Alunos da rede municipal de ensino têm a oportunidade de conhecer o Mosteiro Budista Zen Morro da Vargem, localizado na Rodovia BR 101, km 127. O projeto Zenzinho, desenvolvido pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, é direcionado a alunos, pais e professores em busca da formação para a cidadania e, em especial aos estudantes como parte complementar do Currículo, abordando assuntos para a preservação das espécies e do meio ambiente, assim como ainda, o conhecimento sobre a cultura oriental.

No ano de 2015, a participação do Programa Zenzinho se deu envolvendo quatro escolas municipais: EMEF Eurípedes Nunes Loureiro, EMEF Placidino Passos, EMEF Ezequiel Fraga Rocha e CMEB Paulo Freire, participando ao todo 200 pessoas, dentre elas, alunos, pais e professores. Recentemente foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ezequiel Fraga Rocha participarem do projeto. Uma das acompanhantes foi a professora Lourdes Antoniolli Aiolfi Piassarolo, que levou cerca de 40 alunos para o Mosteiro no final do mês de maio. A professora conta que reuniu turmas (do sexto ao nono ano) para as atividades no local. “É ensinado disciplina, trabalho coletivo, além de educação ambiental. A experiência é completa para os alunos”.

O Mosteiro foi escolhido a partir da vivência próxima à natureza, além da necessidade de conscientização de uma sociedade sustentável. Enquanto estão lá, os alunos arrumam a própria cama, têm noções de organização e disciplina, participam de palestras, entram em contato com práticas pedagógicas diferenciadas.

A professora completa que os alunos se mostram abertos à experiência fora da sala, além da escola receber elogios dos pais, que afirmam ter notado mudanças positivas no comportamento dos filhos, além da melhora nas atividades escolares. O Projeto Zenzinho é realizado envolvendo várias escolas da região em períodos específicos, onde cada grupo, em média de 40 pessoas, permanece no Mosteiro uma média de 28 horas, pernoitando no local, participando de várias atividades e retornando para o município no outro dia.

Acácia Gleci do Amaral Teixeira, secretária de Educação, reconhece o Programa Zenzinho como uma importante ação desenvolvida pelo Mosteiro Zen do Morro da Vargem, contribuindo imensamente para a formação dos sujeitos que participam da ação.

Fonte:PMA