TEMAS GERAIS

Protesto por segurança no trânsito usa cruzes brancas em Vila Velha, ES

Ato foi feito de forma anônima em cruzamento na Rodovia do Sol.

Em 02/01/2015 Referência JCC

Um protesto anônimo tem chamado a atenção na Rodovia do Sol, no cruzamento com a rua Itaiabaia, em Itaparica, Vila Velha. Nesta semana, várias faixas com pedidos de mais sinalização e cruzes brancas, representando as vítimas de atropelamento, foram colocadas no local. Que precisa passar pelo cruzamento com frequência, reclama da falta de segurança e concorda com o protesto. Sobre a situação, a prefeitura de Vila Velha informou que uma equipe da engenharia de trânsito irá ao local nesta sexta-feira (2) para avaliar a possibilidade da instalação de um semáforo.

O trecho onde foi feito o protesto é muito usado por banhistas que seguem para a Praia de Itaparica, principalmente durante o verão. Moradores não sabem quem é o autor do ato, mas informaram que um senhor foi até o local durante a madrugada, nesta semana, e instalou as placas, faixas e cruzes, e em seguida foi embora.

Mesmo que o ato tenha sido anônimo, quem circula a pé pela região contou que se sentiu grato pela iniciativa. "São vários acidentes que acontecem nesse cruzamento e próximo a ele. Na semana retrasada mesmo aconteceu um, quando um rapaz de bicicleta foi atropelado por um carro", disse o comerciante Jonadir Kirmse Júnior.

O corretor Jasson Vieira explicou que muitas vezes precisa correr para atravessar, com o risco de ser atropelado por motoristas que não param nas faixas de pedestre. "Abre para um, fecha para outro, mas não há tempo correto para o pedestre atravessar com segurança", falou.

A turista Marlene Batista explicou que gostou muito de Vila Velha, mas se assustou com o caminho que precisa fazer para chegar à praia, passando pelo cruzamento. "A passagem de carros é muito grande e não tem um sinal aqui. Tem apenas uma passarela (faixa de pedestres) e mesmo assim é pouco, eles (os motoristas) não esperam a gente passar e não dão passagem", disse.

Sobre o problema relatado por moradores e o protesto, a Prefeitura de Vila Velha prometeu que uma equipe da engenharia de trânsito irá ao local nesta sexta para avaliar a possibilidade da instalação de um semáforo. A Prefeitura ainda lembrou que o respeito a sinalização de trânsito é dever de todos e, por isso, o Batalhão de Trânsito da PM e a Guarda Municipal têm feito intensas fiscalizações e multado motoristas que tem colocado a segurança do trânsito em risco.

Fonte: G1-Espírito Santo