EDUCAÇÃO

Prova da Unicamp cita Game of Thrones e vira sensação na web.

Frase de Tyrion Lannister estampou primeira questão de matemática.

Em 22/08/2016 Referência JCC

“Um Lannister sempre paga suas dívidas”. A frase de Tyrion Lannister, personagem de Peter Dinklage, na aclamada série Game of Thrones estampou na terça-feira (16) a primeira pergunta de uma prova de matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e causou surpresa nos alunos da turma A do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMCC). Assim que acabou a prova, fotos da questão fizeram com que a dúvida extrapolasse os limites do campus e se tornasse um sucesso na internet.

O G1 decidiu, então, conversar com o professor Lucio Tunes dos Santos, responsável pela prova, para entender a motivação da brincadeira. Ele contou que a proposta era aliviar a tensão dos alunos na primeira avaliação após a greve e mostrar a importância que o português tem na resolução dos problemas de matemática. Segundo o professor, saber que o tema está sendo debatido nas redes sociais é um motivo de alegria.

"Sempre tento encaixar algo da cultura popular nas minhas provas e, como essa foi a primeira  após a greve, eu queria quebrar o clima tenso já no início. Essa era uma questão que, mesmo quem não assistiu à série, podia resolver. Alguns comentaram a questão na hora, eles riram e isso acabou quebrando o nervosismo. A série é um fenômeno e já vi alunos dizendo na internet que gostariam de fazer a minha matéria. Fico feliz como retorno. Esse é o tipo de questão que mistura matemática com a língua portuguesa. Muitos alunos acham que, ao fazer matemática, só precisam entender dos números e essa questão prova o contrário, é preciso saber se expressar", explica o professor.

A disciplina "Complementos da Matemática" é direcionada para calouros dos cursos de Matemática, Física e Estatística e se propõe a colocar no mesmo patamar o pensamento lógico dos alunos recém-saídos do ensino médio. Aos que perguntam sobre a resposta correta para a dúvida na prova, o professor faz mistério:

"A questão perguntava qual é a recíproca, a negação e a contrapositiva da frase 'Um Lannister sempre paga suas dívidas', mas eu não posso dar essa resposta. São muitas as opções corretas. Até porque a resposta pouco importa nesse caso, o mais importante é fazer os alunos pensarem. Essa questão pode ser respondida de maneiras muito diferentes e um gabarito bem feito tem que tomar cuidado para não parecer que há apenas uma resposta. Os alunos têm que ser capazes de olhar a pergunta e defender suas posições", conta o professor.

Segundo Lúcio, as muitas opções de respostas mostram a importância da interpretação do texto na matemática:

"É importante que os alunos saibam que a negação de sempre não é nunca. Então, quem escreveu que a negação seria 'Um Lannister nunca paga suas dívidas', acabou errando e esse é um erro muito comum. Eles poderiam dizer que 'Houve um caso em que um Lannister não pagou' ou 'Um Lannister, às vezes, não paga' ou ainda 'Existe ao menos um membro da família que não paga suas dívidas'. São muitas as opções de respostas e daí a importância de prestar atenção na língua portuguesa e na forma como nos expressamos e ter um pensamento lógico", explica Lúcio.

 

g1/Campinas