ECONOMIA CAPIXABA

Páscoa deste ano deve movimentar 3% a mais que 2018

Com o clima mais otimista famílias capixabas estão mais propensas a ir às compras.

Em 11/04/2019 Referência JCC, Mariana Gomes

Divulgação

A Páscoa inicia o calendário de datas comemorativas do comércio no ano a busca por chocolates para presentear filhos e amigos, e é considerada a segunda melhor época do ano para vendas por proprietários de estabelecimentos que vendem produtos relacionados à data, perde apenas para a procura por presentes no Natal. Com a elevação do consumo e na renda das famílias acredita que ocorra uma valorização no mercado e que o coelho esse ano chegue menos tímido.

De acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o volume de vendas do comércio para a Páscoa 2019 deverá crescer em torno de 3,0% em relação ao mesmo período do ano passado.

O clima mais otimista tem deixado as famílias mais propensas para as compras, principalmente, em datas especiais. Com isso elas, aos poucos, estão recuperando sua disposição em comprar, porém o orçamento continua pequeno.

Mas ainda nesse ano, o mercado deverá se adequar, proporcionando uma maior variedade e opções para todos os bolsos, levando em consideração que os produtos de chocolate de menor valor agregado devem ter mais saída.

O ovo de Páscoa ainda é o um dos produtos mais procurados para essa época do ano pelos consumidores, e esse ano ele poderá chegar ao mercado, em média, 5% mais caro nas prateleiras, devido ao valor do dólar e as variações dos custos de matérias primas. Os azeites, vinhos e pescados também estão entre os produtos mais demandados.

Além da venda de produtos, neste período uma parcela do movimento econômico estadual cresce impulsionada pelo turismo de lazer, sendo uma oportunidade para os empresários potencializarem os negócios.