NEGÓCIOS

Público recorde durante o primeiro dia da Favesu.

A Favesu é realizada pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves).

Em 12/06/2015 Referência JCC

Um público recorde, se comparado as edições anteriores, participou durante todo o dia de ontem (11) das atividades da 3ª Feira da Avicultura e Suinocultura Capixabas (Favesu), que termina na noite de hoje (12) no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, em Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Espírito Santo.

A Favesu é realizada pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), e conta com apoio de diversos parceiros.

Produtores de frango de corte e de postura comercial lotaram os auditórios onde aconteceram as palestras do programa Qualificaves, iniciadas às 9h50 de ontem. Logo pela manhã, Miguel Tomaz Silveira apresentou o trabalho científico vencedor do concurso realizado pelo evento, intitulado: “Avaliação do desempenho de frangos de corte criados em sistema Dark Hous”.

Em seguida, com o auditório principal lotado de participantes de diversos municípios capixabas e de outros estados, o diretor técnico da BioCamp, Paulo César Martinsministrou uma palestra sobre a situação da influenza aviária no mundo. Ele explicou as diferenças entre as influenzas e disse que essa é uma enfermidade presente em todas as aves do mundo.

O coordenador do Programa Paulista de Sanidade Avícola, Luciano LaGatta, repassou informações aos participantes sobre como funciona o registro de granjas no Estado de São Paulo. Após o almoço, o gerente da Categoria Brasil – Vitaminas e Minerais da DSM, Alexandre da Silva Sechinato, falou sobre a qualidade de ovos no mundo.

Suinocultores participam de qualificações

Já os suinocultores capixabas tiveram um dia intenso de palestras. Às 9h, foi realizado um fórum sobre bem-estar da suinocultura. Em seguida, Thamara Lourdes Silva Maciel apresentou o projeto: “Biodigestores - Uma alternativa viável para a produção de energia através do manejo sustentável dos dejetos na suinocultura”, vencedor da categoria científica de trabalhos da suinocultura.

Os vencedores das duas categorias foram premiados durante a abertura oficial da Favesu, e receberam das mãos do presidente da ASES, José Puppin; da AVES, Oderli Schneider e do governador Paulo Hartung, o certificado e os cheques de R$ 1.500,00 cada.

Ainda na manhã de ontem, o médico veterinário e consultor da Integral Soluções, Iuri Pinheiro, falou sobre a suinocultura atenta ao futuro. O Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, explanou sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura.

Em um ato simbólico, Marcelo assinou com o presidente da ASES, José Puppin, um termo de adesão ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. A partir da assinatura, o Espírito Santo destinará parte da contribuição repassada pelos suinocultores à ASES para ao Fundo, que tem o objetivo de custear as atividades do Projeto Nacional do Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

Ainda durante a tarde houve a palestra do médico veterinário e consultor da Integrall Soluções em Produção Animal, Roniê Pinheiro. Ele falou sobre: “Pontos críticos do Sistema de Produção de Suínos: Novos Conceitos para Produzir Mais”. A abertura oficial com a presença de autoridades políticas regionais e estaduais ocorreu às 18h.

Segundo dia com atividades gastronômicas

O segundo dia da Favesu será destinada à parte gastronômica. O chef Gilson Surrage ensinará o preparo de três receitas gratuitamente no Espaço Gourmet.

Apesar de o evento ser uma oportunidade de negócios e capacitação para avicultores e suinocultores do Espírito Santo, os momentos gastronômicos servem para apresentar ao público as receitas possíveis de serem feitas com ovos e carnes de frango e suíno.

As aulas show gastronômicas serão realizadas no Espaço Gourmet e serão ministradas pelo chef Gilson Surrage, formado em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio. Em 2014, o chef Gilson Surrage foi um dos responsáveis pela produção da maior omelete das Américas, feita com 15.840 ovos, durante a 34ª edição da Festa do Colono, do município de Santa Maria de Jetibá.

As aulas serão na sexta-feira (12), com programação a partir das 13h, e outra com início às 18h. Ele ensinará o preparo do frango a fina flor, paella suína e moqueca de ovos, cujas receitas seguem abaixo.

Mestre açougueiro

Durante a Favesu também haverá momentos para atualização e treinamento para gestores e colaboradores de açougues, supermercados, restaurantes, lanchonetes e para o próprio consumidor final. Os participantes poderão acompanhar as novidades em termos de cortes através da Vitrine da Carne, que contará com a presença de Daniel Furtado, mestre açougueiro com vasta experiência no mercado de suinocultura.

Ele já ministrou mais de 300 cursos de cortes suínos, com atuação no Brasil e no exterior e também é responsável técnico pelo Manual Brasileiro de Cortes Suínos. Daniel apresentará diversos cortes de carne suína e carne de frango. A Vitrine da Carne acontecerá no Espaço Gourmet, também na próxima sexta-feira, com atividades intercaladas às aulas shows gastronômicas.

Palestrante nacional fará palestra gratuita

As palestras e atividades da Favesu têm como objetivo qualificar os produtores de ovos, frangos e suínos e levar conhecimento sobre o que há de mais novo em produtos, tecnologias e formas de produção. A palestra âncora será realizada hoje (12), às 17h, e terá como tema: “Análise dos Mercados de Grãos e Proteínas, Frente ao Cenário Econômico Atual”.

O convidado é o engenheiro agrônomo e Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, Alexandre Mendonça de Barros (foto), que também é sócio-consultor da MB Agro. A palestra abrangerá alguns dos principais indicadores estratégicos atuais como: dados acerca de milho, soja, ovo, carne de frango e suínos; tendências no mercado mundial; fatores que podem influenciar na produção; tendências de preços; além da influência da situação econômica brasileira atual junto aos mercados de insumos e produtos.

Assunto bastante discutido atualmente no Brasil, o sistema de integração também será abordado durante a 3ª Favesu, na palestra: “Sistema de Produção Integrada – Caso de Sucesso de Santa Catarina”, ministrada pelo Dr. Airton Spies, secretário de estado adjunto da Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina.

A palestra será realizada às 13h de hoje. Airton Spies é Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas. Ele tem graduações como engenheiro agrônomo e administrador de empresas. Também é formado como técnico agrícola.

Serviço:

Quando: dias 11 e 12 de junho

Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), Sede de Venda Nova do Imigrante-ES

Informações: (27) 3288-1182/2748

Entrada: gratuita

Programação

Dia 12 de junho (sexta-feira)

Espaço Gourmet

Vitrine da Carne – Daniel Furtado

Aula Show Gastronômica – Chef Gilson Surrage

13h - Vitrine da Carne – Cortes especiais de carne suína

13h30 - Aula show gastronômica – Pratos à base de carne suína

14h - Vitrine da Carne – Cortes especiais de carne de frango

14h30 - Aula show gastronômica – Pratos à base de frango

15h -Aula show gastronômica – Pratos à base de ovos

14h às 22h - Visitação à Feira

13h - Sistema de Produção Integrada: Caso de Sucesso em Santa Catarina (Dr. Airton Spies - secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina)

14h - Programa de Avicultura Industrial Capixaba

Leonardo Vidal Monteiro da Silva

Gerente de Relacionamento do Bandes

Rodada de Crédito

15h – Gestão Financeira no Agronegócio (Alline Zanoni Rodrigues Batista -

Gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae)

16h - Linhas de Crédito do Banco do Brasil (Antônio Heuder Brumatti)

16h10 - Linhas de Crédito do Bandes (Leonardo Vidal Monteiro da Silva)

16h20 - Linhas de Crédito do Sicoob (Giovane Bissoli)

17h - Palestra âncora

Análise dos Mercados de Grãos e Proteínas Frente ao Cenário Econômico Atual (Dr. Alexandre Mendonça de Barros - Doutor em economia, engenheiro agrônomo e sócio-consultor da MB Agro)

Espaço Gourmet

18h - Vitrine da Carne – Cortes especiais de carne suína

18h30 - Aula show gastronômica – Pratos à base de carne suína

19h - Vitrine da Carne – Cortes especiais de carne de frango

19h30 - Aula show gastronômica – Pratos à base de frango

20h -Aula show gastronômica – Pratos à base de ovos

Fonte: Nova Comunicação