SAÚDE

Quais exercícios mais ajudam em nossa saúde mental

Pesquisa comprova e indica atividades físicas que ajudam na saúde mental.

Em 24/08/2018 Referência JCC / Forbes

Divulgação

“Mente sã, corpo são”. A frase do poeta e filósofo Juvenal é bastante conhecida. E um estudo da startup nova-iorquina de saúde mental Spring Health parece por um “e vive-versa” no final da colocação do pensador romano. Segundo a pesquisa, números comprovam e indicam quais atividades físicas mais ajudam no desenvolvimento da saúde mental.

Publicado na revista científica "Lancet Psychiatry", o estudo quis saber dos participantes quantos dias eles se exercitaram no mês anterior, qual a duração média desses exercícios e como se sentiram, mentalmente, durante o período.

Um total de 1,2 milhão de norte-americanos foram ouvidos, por meio de formulários dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, portanto, por a pesquisa não ter sido feita em um ambiente controlado, ela apenas indica a relação entre os exercícios e a saúde mental. Não foi possível saber, por exemplo, se nos dias em que as pessoas se sentem mal mentalmente são os mesmos em que não tiveram prática esportiva.

O estudo foi capitaneado por Adam Chekroud, cientista-chefe e cofundador da Spring Health e professor assistente de psiquiatria na Universidade de Yale.

“Em geral, as pessoas que fizeram exercícios relataram ter dois dias de sensação mental ruim no mês anterior, frente a 3,4 dias para aqueles que não praticaram nenhuma atividade física. Isso se traduz em uma melhoria de 43% na saúde mental para aqueles que se exercitaram”, defende Chekroud.