EDUCAÇÃO

Qualificação para melhorar a gestão de projetos do Governo do ES.

Letícia de Andrade Benincá, 17 anos, falou para 30 profissionais da administração estadual.

Em 17/08/2016 Referência JCC

Poucas horas antes de submeter-se a duas provas, de Matemática e Artes, na tarde desta terça-feira (16), Letícia de Andrade Benincá, 17 anos, enfrentou outro desafio: falar para aproximadamente 30 profissionais da administração estadual do Espírito Santo sobre o quanto um dos projetos do Governo do Estado vem transformando sua vida.  

Letícia é aluna da Escola Viva de São Pedro, em Vitória, unidade de ensino de tempo integral que possui estrutura diferenciada e currículo inovador, e os técnicos que ouviram seu relato participaram de uma capacitação técnica cujo objetivo é disseminar as habilidades e atitudes necessárias aos envolvidos no gerenciamento intensivo dos Projetos Estruturantes do Governo, além de propor uma agenda de melhorias para superar os gargalos existentes e acelerar a execução desses projetos.

A capacitação 

A capacitação, promovida pela SEP, teve como orientador o consultor Alexandre Mattos, para quem o Governo do Espírito Santo é exemplo no país de boas gestões fiscal e de resultados. Ele afirma que, nessa área, o Governo capixaba atua com muita maturidade. 

Em tempos de crise, como o atual, Alexandre Mattos lembra que gestores precisam fazer mais com os recursos que dispõem, garantindo serviços essenciais e as principais entregas à população, além de dialogar com ela. 

Prioridade 

O secretário da SEP, Regis Mattos Teixeira, também destacou a importância de gestores escolherem com sabedoria o que é prioritário. “O Planejamento Estratégico definiu Educação, Saúde e Segurança como prioridades do Governo. Neste momento de crise econômica no país, o sistema público, principalmente nessas áreas, é mais demandado pela parcela da população que com a perda de emprego não consegue ter acesso ao plano de saúde, à escola privada. Por isso, o Estado deve estar preparado para atender a todos, com qualidade”, disse o secretário. 

Regis Mattos frisou que o gerenciamento ajuda a alavancar investimentos e, consequentemente, gerar empregos, citando como exemplo a construção do Hospital Estadual Geral de Cariacica, cujo edital para a primeira etapa da obra foi lançado na última segunda-feira. Em sua primeira fase, as obras do hospital, realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vão gerar 150 empregos.     

A Escola Viva 

A Escola Viva, a exemplo do Hospital de Cariacica, também é um dos Projetos Estruturantes do Governo, e alvo de gerenciamento intensivo da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), por meio do Escritório de Projetos a ela vinculado.  

Aluna do 2º ano do ensino médio da unidade de São Pedro, Letícia Benincá disse aos gestores de projetos que na Escola Viva descobriu sua verdadeira vocação. “Antes, queria ser médica, mas participando das atividades da escola vejo que quero mesmo ser comunicadora”, explicou. Ela diz que, inicialmente, era resistente ao projeto. “Até mesmo alguns professores diziam que a gente não deveria ir para a Escola Viva, mas hoje vejo que fiz a escolha certa”, argumentou a aluna, agradecendo aos técnicos e estimulando-os a trabalhar para que projetos de qualidade do Governo sejam executados.  

Instituição formal 

Letícia fez questão de frisar que a Escola Viva tem conteúdo de uma instituição formal – “ali a gente tem que estudar mesmo, senão não passa” -, e ainda lhe oferece oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. “Cuido das redes sociais da escola, tenho professores que são amigos e me estimulam a crescer. Meu pai é coveiro e minha mãe empregada doméstica. Como, com uma família com essa renda, eu poderia frequentar uma escola de ensino integral tão boa quanto a Escola Viva?”, pergunta ela, certa da resposta.    

Secom/ES