ESPORTE INTERNACIONAL

Quem leva? 3 motivos para acreditar na vitória dos Broncos ou dos Panthers.

Super Bowl acontece neste domingo, envolvendo equipes com qualidades diferentes.

Em 07/02/2016 Referência JCC

De um lado um quarterback experiente, recordista e em fim de carreira, junto com a melhor defesa da temporada. Do outro lado um quarterback candidato a MVP, em seu melhor momento, aliado ao melhor ataque da NFL atualmente. Quem leva vantagem? Denver Broncos e Carolina Panthers vão decidir o Super Bowl, neste domingo às 21h30 (horário de Brasília), na Califórnia, e responder a essa questão.

Além do duelo entre Peyton Manning e Cam Newton, cada uma das duas equipes já mostraram que têm armas poderosas para ficarem com o título da liga de futebol americano. Abaixo, o Globoesporte.com listou os três principais motivos para acreditar na vitória dos Broncos e mais três razões para acreditar na vitória dos Panthers. Confira:

DENVER BRONCOS

1) A EXPERIÊNCIA DE PEYTON MANNING

Será o Super Bowl o jogo de despedida de Peyton Manning? Em meio a especulações de que pode encerrar a carreira, o quarterback de 39 anos é um dos principais motivos para se acreditar em uma vitória do Denver Broncos. Apesar de não ter feito uma boa temporada regular e ter ficado fora de seis partidas por causa de uma lesão no pé, veterano atleta tem qualidade incontestável e experiência suficiente para ser considerado decisivo.

Manning vai disputar o Super Bowl pela quarta vez e tentará repetir a conquista de 2007, quando foi campeão com o Indianapolis Colts. Outro ponto a favor dos prontos, pelo menos no retrospecto individual: na única vez que Peyton Manning e Cam Newton se enfrentaram, vitória do quarterback do Denver em 2012, por 36 a 14, com vantagem também em jardas lançadas de cada um dos dois, 301 a 241.

2) DEFESA FORTE
Time com a melhor defesa da atual temporada da NFL, o Denver Broncos pode se aproveitar dessa arma para conquistar o terceiro título de sua história. A equipe lidera o ranking de jardas cedidas por jogo, com média de apenas 283,1. Nomes como Aqib Talib, Chris Harris, Von Miller e DeMarcus Ware são os grandes responsáveis pelo sucesso e podem ter papel fundamental na decisão, mesmo diante de um ataque poderoso como do Carolina Panthers.

O sistema defensivo dos Broncos gera pressão do quarterback adversário em 35% das jogadas, melhor marca da liga. Se a blitz funcionar novamente na final, este pode ser um trunfo fundamental para a equipe do Colorado.

3) OS WIDE RECEIVERS
Uma das principais vantagens dos Broncos sobre os Panthers é na qualidade de seus wide receivers, o que ajuda bem o trabalho de Peyton Manning. Demaryus Thomas está entre os dez melhores recebedores de bola da liga, e Emmanuel Sanders também teve ótimo desempenho nesta temporada.CAROLINA PANTHERS

1) CAM NEWTON E O JOGO
PELO CHÃO

Principal candidato ao prêmio de MVP da temporada, o quarterback Cam Newton é a principal esperança do Carolina Panthers para conquistar o Super Bowl pela primeira vez na história. O Super Homem é o jogador que mais fez touchdowns no total desta liga, 50, sendo 45 na temporada regular (35 dando passes e 10 em corridas) e mais 5 nos playoffs (3 em passes e 2 em corridas). 

Como mostram os números, o jogo pelo chão é um dos pontos fortes dos Panthers. Neste domingo, Cam Newton e a equipe da Carolina do Norte terão uma prova de fogo diante do Denver Broncos, time com melhor defesa da NFL atualmente.

2) MELHOR CAMPANHA E ATAQUE PODEROSO
Foram 15 vitórias e apenas uma derrota na temporada regular, terminando a fase inicial com a melhor campanha. Nos playoffs, triunfo sobre o Seattle Seahawks e depois vitória arrasadora sobre o Arizona Cardinals por 49 a 15, na final da Conferência Nacional (NFC). O excelente desempenho desde o início do campeonato credencia os Panthers a ficarem com o inédito título do Super Bowl.

Para isso, muito se deve ao poder ofensivo da equipe, que tem o melhor ataque da NFL, com média de 31,2 pontos feito por jogo na temporada regular.

3) TIME FORÇA TURNOVERS
É verdade que os Broncos têm a melhor defesa da liga, mas o Carolina Panthers não fica tão atrás. O time da cidade de Charlotte está em primeiro lugar do ranking de equipes que mais forçam turnovers, com um diferencial de mais 20 neste temporada. 

Luke Kuechly, Thomas Davis e Josh Norman são os principais personagens deste eficiente sistema defensivo, já tiveram atuações de destaque nos playoffs contra Seahawks e Cardinals e podem ser decisivos neste domingo, se tiverem desempenho aliado com o poderoso ataque.

Fonte: GE