CIDADE

Quiosques de Camburi serão administrados por empresa única

A empresa que vencer a licitação será gestora deles pelos próximos cinco anos.

Em 16/02/2018 Referência JCC / Secom-PMV

O modelo de sucesso adotado no Festival Gastronômico de Verão, que acontece nos quiosques da orla de Camburi - sob administração de uma única empresa -, será mantido no edital de licitação para escolher quem vai gerir os 14 estabelecimentos ao longo da avenida Dante Michelini.

Assim como ocorre atualmente, com o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) administrando os quiosques, o edital, que será lançado até o fim deste mês, terá o propósito de escolher apenas uma empresa para garantir o funcionamento dos locais.

A empresa que vencer a licitação será gestora deles pelos próximos cinco anos, contados a partir do próximo mês de junho, e buscará parceiros de qualidade que estejam interessados em desenvolver atividades gastronômicas e afins nesses espaços.

Prestação de contas

A prestação de contas junto à Prefeitura permanecerá a cargo da empresa vencedora da licitação. O valor mensal por quiosque que deverá ser pago à administração municipal é de R$ 1.750,00.

"Esse é um modelo já usado em outras cidades turísticas do País que nós estudamos bastante e consideramos como o melhor caminho. Com isso, nós ganhamos agilidade. Temos de pensar sem medo de mudar", avalia o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

Festival

Atualmente, os quiosques 1, 3, 4, 5, 6 e 7 da orla de Camburi são ocupados com bares participantes do Festival Roda de Boteco, fruto de uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Vitória e o Sindbares.

Até o dia 31 de maio, os bares De Passagem (quiosque 1), Regina Maris (quiosque 3), Moqueca (quiosque 4), Bar Zito e Boteco do João (quiosque 5), Caranguejo do Assis (quiosque 6) e Mercearia Botequim (quiosque 7) continuam nos locais com o Festival Gastronômico de Verão. O quiosque 2 é destinado a ações de entretenimento e comercialização de açaí e lanches.

Gestão das praias

A licitação mais atrativa para empresários investirem nos quiosques é possível porque desde, agosto do ano passado, a Prefeitura de Vitória é a responsável pela gestão das praias da capital. Antes, era feita pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU), que, entre outra ações, também definia as normas para a exploração dos quiosques de Camburi.

Com essa autonomia, o município também pode explorar a publicidade, licenciar e fiscalizar atividades econômicas, realizar obras e até ceder espaço para realização de eventos na orla. Equipamentos para melhorar a infraestrutura turística também podem ser instalados nas praias. Toda receita arrecadada dessas atividades será do município.

A Prefeitura de Vitória disponibiliza, em plataforma virtual, informações referentes à gestão da orla das praias da cidade. A ação está prevista no termo de adesão assinado entre a Prefeitura e a SPU. Você pode acessar em http://sites.vitoria.es.gov.br/gestaodaorla/.

(Foto: Leonardo Silveira)