NUTRIÇÃO

Receitas para aguentar a verdadeira maratona do Carnaval

É preciso pensar na alimentação, hidratação e, é claro, na reposição de energia.

Em 12/02/2018 Referência JCC - Cristiane Perroni

Por todo Brasil, os blocos de carnaval começam cada vez mais cedo e se estendem por toda a madrugada. E para aguentar essa verdadeira "maratona" e não se assustar com a balança depois da folia, é preciso pensar na alimentação, hidratação e, é claro, na reposição de energia durante esse período de diversão.

Confira algumas dicas para evitar problemas no carnaval:

- Não saia em jejum:

Fazer um café da manhã com frutas e sanduíche de queijos magros com frios ou utilizar cereal com frutas e iogurte é uma boa ideia.

- Cuidado com a hidratação:

Com a elevada temperatura nesta época do ano e a utilização de bebida alcoólica que aumenta a desidratação, precisamos ficar atentos com a ingestão de água. Sempre alternar a bebida alcoólica com um copo de água. Utilizar também água de coco para garantir a reposição de minerais perdidos pelo suor. A desidratação pode causar cãibras.

- Cuidado com as bebidas energéticas:

Ricas em cafeína e taurina podem levar à taquicardia e elevação da pressão arterial. Atenção ainda maior para a mistura perigosa do álcool com bebidas energéticas, pois parecem retardar os efeitos depressores do álcool, levando ao consumo de mais bebidas alcoólicas. O excesso desta mistura pode desencadear transtornos como arritmias, convulsões e morte súbita.

- Bedidas para turbinar o carnaval:

Para dar energia:

Polpa de coco (1/4 de polpa) batida com água de coco (300ml) e gengibre ralado (1 colher de chá)

Açaí batido (1 polpa ou 200ml) com banana (1 unidade) e guaraná em pó (1 colher chá)

Digestivos:

Suco de mamão

Abacaxi com hortelã

- Mantenha-se alimentado:

Coma de três em três horas, evitando frituras, alimentos expostos ao sol (queijo coalho, espeto de camarão) e preparações com maionese e cremes, diminuindo os riscos de contaminação alimentar. Faça no mínimo três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar.

- Faça lanchinhos rápidos:

Procure por alimentos como espiga de milho, pipoca, barrinhas de cereais, picolé de fruta, biscoito de polvilho, esfiha, pastel de forno, salada de frutas, sucos de frutas, vitamina de frutas.

- Atenção aos petiscos:

Se vai encarar os petiscos, opte por churrasquinho, sanduíche com carne e sem queijo, filé ou frango aperitivo, carne seca acebolada, picanha na pedra sem a gordura, caldinho de feijão sem bacon e torresmo, picles, pizza branca e ovo de codorna. Tente comer sanduíche de filé, lombinho, cachorro quente, hambúrguer, rosbife, carne assada e frios (peito de peru, presunto, lombinho, blanquet).

Aproveite o carnaval, divirta-se e beba com moderação!

 (Foto: EuAtleta)