CIDADE

Restinga é tema de abordagem nas praias de Vila Velha (ES)

Em 13/01/2015 Referência JCC

Terá início, nesta terça-feira (13), o trabalho de conscientização ambiental junto aos frequentadores das praia da Costa, Itapuã e Itaparica sobre a importância de preservar a restinga. A abordagem será feita por uma equipe de voluntários coordenada pelo Movimento Vida Nova (Movive) e demais parceiros do projeto Amigos da Restinga.
 
Em Vila Velha, atualmente o projeto compreende 1.183 metros quadrados de área cercada mas, mesmo as áreas que não estão cercadas precisam ser preservadas já que trata-se de Área de Preservação Permanente (APP).

“Principalmente nesta época de alta temporada precisamos conscientizar os moradores e turistas sobre os cuidados com esta vegetação”, explica o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Jader Mutzig.
 
Além de embelezar as praias, a restinga serve de contenção dos grãos de areia, é responsável por manter o nível da água no solo, preservando os nutrientes que flora e fauna necessitam, evita a erosão causada pelas chuvas, é refúgio para vida silvestre e é local de parada de aves migratórias. Esses e outros tantos benefícios fazem da restinga um ecossistema que precisa ser preservado.
 
Legislação:

A restinga é protegida pelo Código Florestal, Lei Federal nº 12651/2012 e pela Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/1998 já que é Área de Preservação Permanente. Portanto é proibido destruir ou danificar a vegetação nativa; retirar vegetação e areia, impedir ou dificultar a regeneração natural, provocar incêndio e plantar qualquer tipo de vegetação que não seja nativa.

Fonte: Semcom/PMVV