CIDADE

Retiradas 4 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha (ES)

Durante o ano, 450 funcionários realizam os mutirões de limpeza nos bairros.

Em 28/10/2014 Referência JCC

Aproximadamente quatro toneladas de lixo foram retiradas dos Canais Rio Marinho, Guaranhuns e Santa Rita, de domingo (26) para segunda-feira (27). A maioria – 1,5 toneladas – foi recolhida somente no Canal Guaranhuns, em Vila Velha, onde se concentram os trabalhos de desobstrução no dique do Rio Jucu, que tiveram início neste domingo. São 40 homens responsáveis pelos serviços no Canal Guaranhuns, que continuam nos próximos dias como forma de amenizar os problemas decorrentes das chuvas.

Além disso, foram recolhidas mais de 35 toneladas de lixo (restos de materiais de construção civil, lixo domiciliar, etc) das caixas ralos (bueiros) e bocas de lobo, em diversos bairros. As ações, realizadas por duas equipes, totalizando 80 funcionários, se concentraram nos bairros Itapuã, Parque das Gaivotas, Paul, Santa Rita, Vila Batista, Jaburuna, Cristovão Colombo, Ilha dos Ayres, Praia da Costa e Glória. Os próximos bairros a receberem as equipes são Ataíde, Primeiro de Maio, Ilha da Conceição e, novamente, Santa Rita e Paul.

Durante o ano, 450 funcionários realizam os mutirões de limpeza nos bairros, além da limpeza dos canais. Desse total, 200 homens são direcionados somente para a limpeza das caixas ralos e bocas de lobo.

Os mutirões são realizados a cada 90 dias e a limpeza dos 45 quilômetros de canais que cortam o município, a cada 45 dias. Cerca de 50 toneladas de lixo são retiradas, por mês, dos canais. A equipe está no 11°ciclo de limpeza.

O secretário de Serviços Urbanos, José Eliomar Brizolinha, afirma que é preciso haver maior conscientização da sociedade para amenizar os transtornos decorrentes do lixo. “Não adianta, somente, a prefeitura fazer a limpeza de ruas e canais, se a população continua jogando lixo nesses locais. É preciso que os moradores destinem os resíduos de forma correta. Para isso, além da coleta domiciliar, temos postos de recolhimento espalhados pela cidade”.

Fonte:PMVV