POLÍTICA CAPIXABA

Reunião do Comdevit debate sobre mobilidade urbana e economia

A 2ª reunião anual do Conselho Metropolitano da Grande Vitória aconteceu na última quarta (20).

Em 22/03/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Stéphany Fritz/SEG

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou que a equipe da Semobi já está trabalhando nos próximos projetos de mobilidade que atenderão à demanda da população da região.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

Na segunda reunião anual do Conselho Metropolitano da Grande Vitória (Comdevit) realizada na última quarta-feira (20), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico foram temas do debate entre gestores do Governo do Estado e dos municípios que compõem a Região Metropolitana.

Durante a reunião, presidida pela secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, falou sobre investimentos importantes que o Governo do Estado já entregou e vem realizando na Região Metropolitana da Grande Vitória, na área da mobilidade, com obras e melhorias do sistema Transcol.

Fábio Damasceno destacou que a equipe da Semobi já está trabalhando nos próximos projetos de mobilidade que atenderão à demanda da população da região.

“Além da renovação da frota do Transcol e do início da operação do Aquaviário, tivemos ações associadas ao uso de tecnologias para melhorar o serviço oferecido aos passageiros. As obras que realizamos no Portal do Príncipe, Complexo Viário de Carapina, ampliação da Terceira Ponte e Ciclovia da Vida não trouxeram apenas melhorias para o tráfego dos veículos. Foram iniciativas que integraram a comunidade e fomentaram também o desenvolvimento urbano e social.”

As secretárias municipais de Vila Velha, Adriana Peixotto; Viana, Gabriela de Souza; e Cariacica, Luciana Gomes, destacaram a importância de implantação de ciclovias que favoreçam a interligação dos municípios, do ponto de vista metropolitano. Já a necessidade de investimentos no turismo, também em âmbito metropolitano, foi um ponto abordado pelo secretário municipal de Guarapari, Edgar Behle.

Desenvolvimento

A subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Chaves, da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), abordou aspectos ligados às ações de desenvolvimento econômico, com ênfase na necessidade de os municípios diversificarem sua matriz econômica com mais inovação e competitividade. 

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, apontou “recordes históricos de investimentos públicos e de atração de investimentos”, de parte do Governo do Estado e, ao abordar cenários econômicos. Já o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressaltou a elaboração do Plano ES500 anos, o planejamento de longo prazo que visa a definir uma visão de futuro para o Espírito Santo, tendo como horizonte o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da Colonização do Solo Espírito-santense.  

A titular da SEG, Maria Emanuela Alves Pedroso, salientou a importância do diálogo produtivo que o Comdevit propicia entre as gestões estadual e municipal, visando ao desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Vitória, que é composta pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari e Fundão. Ela também destacou a liderança do governador Renato Casagrande nas ações de investimento do Governo do Estado, que contemplam todas as regiões capixabas, muitas em parceria com gestões municipais.

Comdevit

Criado em 2005, o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) tem como finalidade apoiar o desenvolvimento, a integração e a compatibilização das ações, estudos e projetos de interesse comum da Região Metropolitana. 

É composto por representantes do Governo do Estado, todos os prefeitos da RMGV e representantes da sociedade civil. Atualmente, a presidência do Conselho vem sendo exercida pela titular da Secretaria do Governo (SEG), tendo o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) como órgão de Apoio Técnico e Secretaria-Executiva. (As informações são da SEG)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Anchieta: Fabricio Petri indica Leo Português para prefeito
Governo ES anuncia novos serviços às pessoas com deficiência
Governo ES anuncia novos investimentos para João Neiva
Governo do Espírito Santo autoriza obras em Vargem Alta
Governo do ES inaugura 1ª etapa da Rota do Carmo em Pedra Azul
Governo ES dá ordem de serviço para campo de bocha
ES anuncia início da construção do Centro Integrado de Perícia
Governo do Estado entrega 214 novas viaturas para a PM
Governo ES entrega máquinas e equipamentos agrícolas
Governo ES inaugura novo asfalto em estradas de Brejetuba

TAGS:
COMDEVIT | MOBILIDADE | REUNIÃO | ECONOMIA | DESENVOLVIMENTO