TEMAS GERAIS

Rio 2016 começa a capacitar voluntários selecionadores.

Primeira turma reuniu 100 voluntários durante treinamento na sede do Comitê Rio 2016.

Em 10/03/2015 Referência JCC

Cerca de mil profissionais especializados em recursos humanos vão ajudar a conduzir o processo seletivo dos 70 mil voluntários que atuarão nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Chamados de voluntários selecionadores, eles começaram a ser treinados no último sábado (7), na sede do Comitê Organizador, no Centro do Rio.

“A colaboração dos voluntários selecionadores é muito importante para nós, pois, além de serem responsáveis por encontrar os 70 mil que participarão dos Jogos, eles representam os valores do Programa de Voluntários Rio 2016 - faço acontecer, valorizo os outros e promovo a alegria”, explica Flávia Fontes, gerente-geral de Voluntários do Comitê Rio 2016.

Do fim de março a maio de 2016, eles vão conduzir as dinâmicas de grupo e entrevistas online com os candidatos a voluntário - mais de 240 mil pessoas se inscreveram no programa.

A etapa de entrevistas acontecerá nos Centros de Formação de Voluntários, que serão abertos no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, e por meio de um “road show”, que passará pelas principais capitais brasileiras.

A primeira turma do curso de capacitação, que apresentou aos selecionadores as diretrizes e metodologia do programa, contou com cerca de 100 profissionais formados em administração, psicologia e pedagogia.

Entre os participantes, estava a aposentada Maria Inês Aguiar, de 63 anos. Com três diplomas no currículo, ela encara o desafio com otimismo.

“Vai ser um trabalho muito legal, mas é claro que dá um frio na barriga. É uma grande responsabilidade, são 70 mil pessoas, mas tenho certeza que vai dar tudo certo. Recebemos um treinamento muito consistente, já deu para sentir como vai ser”, conta a selecionadora, que já atuou como voluntária nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, na Copa do Mundo da Fifa 2014 e já se inscreveu para participar dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.

Para quem também quer ser um voluntário recrutador, ainda há vagas. Para participar, é preciso estar cursando ou ter formação em administração, gestão de pessoas, pedagogia ou psicologia, além de ter disponibilidade para atuar por, no mínimo, cinco horas semanais durante um período de quatro meses. 

Fonte: Rio 2016