ESPORTE NACIONAL

Rio 2016 prepara estudantes para multiplicar valores olímpicos.

Cerca de 320 alunos de 40 escolas do estado do Rio foram capacitados por meio de palestras e experimentações esportivas.

Em 23/03/2015 Referência JCC

O Transforma, programa de educação Rio 2016, promoveu no sábado (21) a formação da primeira turma de agentes jovens do ano.

Cerca de 320 estudantes, de 13 a 17 anos, de 40 escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro participaram do evento, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, na Ilha do Governador. A partir de agora, eles têm uma importante missão: disseminar os valores Olímpicos e Paralímpicos dentro e fora das salas de aula.

"Os agentes jovens são os líderes dos Jogos Rio 2016 nas escolas. Na formação, eles entram em contato com os valores e os esportes Olímpicos e Paralímpicos", explica Mariana Behr, gerente-geral de Educação do Comitê Rio 2016.

O grupo de estudantes vai se juntar a outros 1.448 agentes jovens que já estão em ação. Para isso, eles receberam um treinamento, com palestras lúdicas sobre a história dos Jogos, e participaram de um circuito de experimentação de esportes Olímpicos - rugby, badminton, taekwondo, luta Olímpica e voleibol - e Paralímpicos - goalball e futebol de 5. Para muitos jovens, foi o primeiro contato com algumas modalidades.

“Eu só era acostumada com futebol e vôlei. Não conhecia os outros esportes que experimentei aqui, como badminton e o futebol de cego. Nunca tinha ouvido falar dos Jogos Paralímpicos. Tentei jogar o futebol com os olhos cobertos e não consegui nem chutar a bola!”, diverte-se Thamara Holz, de 16 anos, aluna do Colégio Estadual Collechio, em Bangu.

Respeito, amizade e excelência. Coragem, determinação, inspiração e igualdade. Os valores Olímpicos e Paralímpicos, respectivamente, já fazem parte do dia a dia de 177 mil alunos de 349 escolas - municipais, estaduais e particulares - do estado do Rio por meio do Transforma.

Parte do plano de políticas públicas da cidade, o programa capacita alunos e profissionais de educação, lança desafios escolares e promove festivais esportivos abertos à comunidade. Será um dos principais legados dos Jogos Rio 2016.

Fonte: Rio 2016