CIDADE

Rio ganha maquete da cidade com quase 1 milhão de peças de Lego

Miniatura é a maior da América Latina e foi doada à prefeitura.

Em 01/03/2018 Referência JCC / g1

No aniversário de 453 anos da Cidade Maravilhosa, o Rio ganha um presente e tanto: uma maquete de quase 1 milhão de blocos de Lego que vai ficar exposta permanentemente na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

A miniatura, que reproduz 25 ícones da cidade, foi exibida no Boulevard Olímpico durante os Jogos Rio 2016, mas a partir desta quinta-feira (1º) vai se tornar patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura da cidade. A partir de sexta-feira (02), a maquete pode ser visitada pelo público de 10h às 19h.

Segundo a marca dinamarquesa de blocos de montar de plástico, mais de 50 pessoas ficaram envolvidas na montagem da maquete de 30 m² . Foram cerca de 3552 horas, o que somam cerca de 148 dias de trabalho.

A solenidade, que vai oficializar a doação da maquete nesta quinta, vai contar com a presença do prefeito Marcelo Crivella, da secretária municipal de cultura Nilcemar Nogueira e do presidente da Lego no Brasil Christian Petersen, entre outros convidados.

Diante de tantos detalhes, a atriz e diretora artística da Cidade das Artes, Bel Kutner contou que, cada vez que observa a miniatura, descobre algo novo.

"Cada hora eu descubro um detalhe. Eu vejo uma cobrinha no meio da floresta. Adoro ficar vendo a vsita chinesa. Já me identifiquei com um bonequinho que está no Cristo, olhando pro lado de lá da cidade. Eu acho um barato, acho uma obra mesmo, um presente e cheio de referências importantes para o carioca e para o turismo do Rio de Janeiro".

"No final de semana, a gente vai estar com várias atividades paralelas acontecendo para comemorar o aniversário da cidade e a abertura da exposição. As pessoas já sabem o que elas vão esperar, elas vão ver essa belezura", brincou a atriz, apontando para a maquete.

A diretora admitiu que já estava 'namorando a maquete da Lego há muito tempo' e disse acreditar que a obra é um resgate de um olhar de criança, mais esperançoso para a cidade do Rio.

"Eu já estou namorando essa maquete da Lego há muito tempo. Ela fez o maior sucesso nas Olimpíadas aqui do Rio de Janeiro e, finalmente, agora vai ficar em exposição por tempo indeterminado ... Eu acho muito importante a gente ter um novo olhar, um olhar que é de criança, carinhoso, afetivo para a cidade, que a gente quer que continue sendo conhecida como Cidade Maravilhosa".

Além do Maracanã, Cristo Redentor e Pão de Açúcar, a miniatura tem alguns detalhes curiosos. É possível ver um Lobo Mau fantasiado de policial à caça da Chapeuzinho Vermelho em cima do Morro Dois Irmãos durante uma corrida de motocross; um mico escala a antena de um prédio no Centro da cidade e agentes de segurança tentando salvar um visitante do Sambódromo de um ataque de um 'tubarão'.

Em visita à maquete, crianças e adolescentes do projeto Jovens Músicos, que vai se apresentar durante a cerimônia de doação da maquete nesta quinta, tentaram identificar vários pontos turísticos da cidade. Hannah Diniz, de 8 anos, contou que o Pão de Açúcar é o que mais se destaca na miniatura por 'parecer que está flutuando' e confessou que teve dificuldades para reconhecer a Catedral Metropolitana.

"O que eu mais gostei foi o Pão de Açúcar. Assim, a maquete inteira tá muito bem elaborada ma so Pão de Açúcar está meio que flutuando pelas duas cordinhas [do bondinho], então tá muito show. a Central (sic) Metropolitana eu olhei e fiquei meio assim, 'o que que é isso?' ... Consegui entender depois de ler [no índice]".

Outras duas alunas do projeto disseram que o Cristo Redentor, por ser o ponto mais alto da maquete inteira, e o Sambódromo, pelos detalhes, foram os pontos que mais se destacaram. Uma delas disse que a ideia da maquete foi ótima, mas que se ela tivesse participado da montagem, com certeza teria perdido várias peças por descuido.

" [É] maravilhoso. Nós adoramos. Isso aqui é uma coisa que uma pessoa só não consegue fazer. ... É muita peça de lego, imagina se perde. Eu sou muito desastrada e ia perder todas as pecinhas. ... O que mais chamou atenção aqui foi o cristo redentor. é uima iomagem assim da cidade inteira e porque é o ponto mais alto e mais bonito é Cristo Redentor".

"Eu reconheci alí o Sambódromo, o Cristo Redentor, o Jardim Botânico o pão de Açúcar, o Museu do Amanhã. O que mais em chamou atenção foi o Sambódromo, ficou muito maneiro", opinou outra estudante.

Para a diretora artística da Cidade das Artes, a maquete é um 'presentão' para o Rio e para a mamória cultural da cidade ligada às Olimpíadas, além de destacar a miniatura como mais uma das atrações para o centro cultural do local.

"Esse presentão é uma forma da gente reafirmar o que teve de melhor nas Olimpíadas que foi exatamente o encontro de vários povos, várias culturas, e a Lego é o emblema disso, tem essa memória afetiva de todas as gerações. Como a gente tem um centro cultural, que abrange várias manifestações artísticas e encontros, e tudo que traz as pessoas para pensarem, para trocarem é cultura. É o que a gente discute aqui ... A pessoa vem assitir a um espetáculo, mas acaba visitando todo o complexo", afirmou Bel.

(Foto: Marcos Serra Lima/ G1)