ESPORTE INTERNACIONAL

Rio recebe 300 novos guardas municipais para atuar na Olimpíada.

Efetivo ficará dividido entre as zonas Sul e Oeste da cidade.

Em 08/07/2016 Referência JCC

A Prefeitura do Rio formou na manhã desta sexta-feira (8) 300 novos guardas municipais, que poderão atuar em situações de crise durante a Olimpíada. O grupo foi treinado para atuar no controle de multidões e ordenamento da mobilidade urbana. Os guardas atuarão em duas áreas estratégicas para os Jogos Olímpicos.

O secretário de Ordem Pública, Leandro Matieli, explicou que os recém formados ficarão à disposição da corporação, mas só irão atuar em uma eventual situação de crise. Os guardas poderão ajudar na evacuação de algum estádio ou área durante a Rio 2016.

"Eles foram treinados para o controle de multidões. Eventualmente, se eu tiver que evacuar uma área ou um estádio, se tivermos algum problema de mobilidade e tivermos que deslocar o público para outro modal, esses homens foram treinados e estão preparados para dar toda autorização para o público e aqueles que estiverem participando dos jogos", disse Matieli.

Com o reforço no efetivo, a Guarda Municipal contará, a partir de agora, com mais de sete mil homens. Os novos agentes começarão a trabalhar no dia 24 de julho e serão divididos em dois grupos. O primeiro irá atender às regiões olímpicas de Copacabana e Maracanã; enquanto o segundo terá como áreas de atuação a Barra da Tijuca e Deodoro.

"Com a formatura desses novos 300 guardas, a guarda passa a ter mais de 7,5 mil homens. Esses 300 guardas foram preparados para todo controle de multidões, operação de trânsito e o planejamento de toda a mobilidade da cidade. Eles estão prontos para atender diariamente à cidade num plano de contingência. Ficarão acautelados 150 homens, cuidando de duas zonas olímpicas: Maracanã  e Copacabana. Os outros 150 ficarão sediados na Barra da Tijuca, cuidando da Barra e Deodoro", explicou o secretário Leandro Matieli.

Após o evento esportivo, o efetivo será incorporado nas Unidades de Ordem Pública.

g1/Rio de Janeiro