SAÚDE

Risco de vacina contra covid para gestantes é baixo, diz médica

Segundo a infectologista Ana Carolina D’Ettorres, as vacinas disponíveis no país são seguras.

Em 04/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Freepik

Diante do número crescente de gestantes indo a óbito por Covid, o benefício da vacina se sobrepõe, aponta infectologista.

O Ministério da Saúde decidiu incluir grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário de recebimento da vacina contra a Covid-19. A medida oferece tranquilidade às mães, mas também pode gerar dúvidas e receio sobre a segurança dos imunizantes. Entretanto, segundo a infectologista da Unimed Vitória, Ana Carolina D’Ettorres, as vacinas disponíveis no país são seguras.

“A Coronavac é uma vacina de vírus morto, inativado, então não há vírus capaz de replicar por essa vacina. É uma tecnologia antiga, a mesma usada na vacina contra a Hepatite-B, por exemplo. É uma vacina segura e já aplicada em gestantes, então, o risco de alguma complicação é baixo. A AstraZeneca, da Fiocruz, é feita com adenovírus, que induz a imunidade. Essa pode dar um pouco mais de reação, mas não tem contraindicação por efeitos adversos”, explica a médica.

Em outubro do ano passado, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) publicaram um documento técnico sobre “Imunização na Gestação”, mostrando que a vacina é uma prioridade para o grupo de gestantes e puérperas, assim como para o feto.

“(...) O relato do risco aumentado de agravamento da doença [Covid-19] nas gestantes, torna prioritária a vacina, uma vez disponível, para essas mulheres. Com relação à imunologia no período gestacional e os benefícios para o feto, recém-nascidos e lactentes, sabe-se que os anticorpos da classe IgG atravessam a placenta e podem conferir proteção passiva até aproximadamente os 12 primeiros meses de vida”, diz trecho da análise.

A infectologista reforça que o benefício da vacina se sobrepõe ao baixo risco, principalmente tendo em vista o número crescente de gestantes indo a óbito por Covid. As gestantes devem, contudo, ser avaliadas sobre o risco de exposição e contágio, e a decisão de vacinar ou não deve ser compartilhada entre o médico e a própria gestante com base no risco apurado.

Enquanto aguarda pela vacina contra a Covid, é vacina contra a Influenza é recomendada para toda gestante em qualquer fase gestacional. A proteção dura em torno de 6 a 12 meses após a aplicação. A vacina é também recomendada para puérperas até 45 dias após o parto, segundo a Febrasgo.

“Importante chamar atenção para a importância da vacina contra a gripe. Para a grávida, a gripe também é uma doença muito grave, que pode até matar. Nos anos anteriores vimos várias gravidas indo a óbito por gripe. Vale ressaltar que deve ser observado o espaço de tempo entre uma vacina e outra de 14 dias”, alerta Ana Carolina. (Por Marcella Andrade)

TAGS:
AUXÍLIO | ECONOMIA |  SAÚDE  |  EMPREGOS | CIDADE  | PANDEMIA | COVID-19