CIDADE

Rodney inaugura Unidade de saúde em Vila Velha/ES na segunda-feira (30).

A unidade contará com serviços de Odontologia e cuidados específicos em Hanseníase e Tuberculose.

Em 28/05/2016 Referência JCC

A Unidade de Cuidados Específicos e Saúde Bucal Básica Ailton Felisberto Alves será inaugurada na segunda-feira (30), às 19 horas. A Unidade fica na Rua Dom Jorge de Menezes, 1226,  na Prainha de Vila Velha, e no local serão oferecidos serviços específicos para o tratamento da Hanseníase e Tuberculose, e também, serviços de odontologia.
 
A Unidade mede 469,07 m². Possui dois consultórios para o tratamento da Tuberculose e dois para Hanseníase. Uma sala será destinada para fisioterapia que é realizada nos pacientes em tratamento de Hanseníase.  Também contará com uma sala de raio X e outra para a realização dos trabalhos desenvolvidos pelo Programa Consultório na Rua. Quatro salas serão destinadas aos serviços administrativos e mais uma para o laboratório de Tuberculose.
 
O programa de Tuberculose funcionará com um médico, um Técnico de Enfermagem e um Enfermeiro. O de Hanseníase, com dois Médicos Dermatologistas, um Técnico de Enfermagem e um Enfermeiro.
 
Odontologia - A Odontologia será toda separada dos programas especiais. Terá uma recepção, sala de raio X, dois consultórios, somando quatro cadeiras para atendimento, um escovário -  que é o local utilizado para as atividades de orientação em saúde bucal - e também terá uma Central de Esterilização para materiais odontológicos.
 
Os serviços odontológicos serão realizados por 13 cirurgiões dentistas, sendo 10 clínicos gerais e três odontopediatras. Esses profissionais realizarão em média 1.680 atendimentos ao mês com cerca de 4.200 procedimentos individuais.
 
Serão oferecidos serviços de restaurações dos dentes anteriores e posteriores, extrações, raspagens, procedimentos de promoção e prevenção em saúde bucal como profilaxia (limpeza), aplicação tópica de flúor e orientação em saúde bucal, realizados em todas as faixas etárias. Consultas de urgências odontológicas (traumatismos dentários e alívio da dor) também serão realizadas no local.
 
Para utilização dos serviços de odontologia, o paciente deve ser morador dos bairros: Glória, Ilha dos Ayres, Soteco, Praia da Costa, Prainha, Jaburuna, Garoto, Divino Espírito, Cristóvão Colombo, Centro de Vila Velha, Coqueiral de Itaparica, Itaparica, Boa Vista, Boa Vista I, Boa Vista II, Parque das Gaivotas, Cocal, Itapoá, Vista da penha, Santa Mônica, Jockey Itaparica. Já os serviços específicos de Hanseníase e Tuberculose atenderão toda a cidade. 
 
O agendamento para utilização dos serviços odontológicos deverá ser feito diretamente na Unidade, portando Documento de identificação do usuário com foto: RG ou Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho, cartão SUS e comprovante de residência.
 
Origem do nome da US
 
O homenageado é o Dr. Ailton Felisberto Alves, que era graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Turma de 1974, Cirurgião dentista servidor efetivo do município, Em sua trajetória profissional, atuou como cirurgião dentista clínico geral e plantonista; no ano de 2004 passou a exercer o cargo de Coordenador de Saúde Bucal, permanecendo até 2008. Pessoa de extrema perseverança. Trabalhou para alavancar não somente a odontologia do município, mas a saúde como um todo.
 
Seus maiores legados foram a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que hoje funciona no mesmo prédio que a Secretaria Municipal de Saúde, e a implantação do atendimento preventivo em  100 % das escolas públicas do Município.
 
Programa de Hanseníase
 
O Programa de Hanseníase oferece atendimento a todos os casos suspeitos de Hanseníase com atendimento integral, desde a avaliação inicial das pessoas com sintomas da doença, exames diagnósticos, tratamento e acompanhamento dos casos confirmados.
 
São ofertados exames de baciloscopia, biópsia de pele e teste de histamina. Os usuários possuem atendimento integral e multidisciplinar. Atualmente são realizados em média de 280 atendimentos médicos mensais.
 
Programa de Tuberculose
 
Anualmente o programa realiza o tratamento de tuberculose em aproximadamente 120 pacientes. Hoje, 67 pacientes encontram-se em tratamento de tuberculose e 42 em tratamento da ILTB (tuberculose latente  ou quimioprofilaxia da tuberculose).
 
No laboratório são analisadas mensalmente em torno de 240 amostras de escarro para o diagnóstico e/ou acompanhamento do tratamento de tuberculose. Vila Velha é um dos poucos municípios do Estado que realiza o teste rápido e cultura em todas as amostras.
 
Consultório na Rua
 
Funciona com uma equipe composta por 01 enfermeiro, 01 assistente social e 02 técnicos de enfermagem que fazem abordagens de pessoas em situação de risco social, e realizam encaminhamentos para consulta e tratamento nas Unidades Básicas de Saúde.
Na ocasião também são realizados testes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e ações educativas de prevenção em Saúde.
 
Horário de funcionamento da nova unidade de saúde
 
Programa de Hanseníase e Tuberculose: 07 às 17 horas.
Odontologia: 07 às 20 horas.
 

Fonte:PMVV