CIDADE

Romaria das Pessoas com Deficiência chega à sua 11ª edição.

A Romaria acontece no sábado, dia 02 de abril.

Em 29/03/2016 Referência JCC

Pessoas com deficiência de todo o Estado estarão também na Festa de Nossa Senhora da Penha deste ano. Como fazem há 11 anos, elas participam da Romaria das Pessoas com Deficiência na Festa da Penha, e fazem deste um momento de expressar sua espiritualidade, mas também para celebrar conquistas e apresentar demandas e reivindicações do segmento.

A Romaria acontece no sábado, dia 02 de abril. A concentração terá inicio às 7h30 na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha. A caminhada terá inicio às 8 horas, e segue até a Prainha, aos pés do Convento da Penha, onde será celebrada uma missa. Estão sendo esperadas mais de duas mil pessoas para participar do evento.

Organizada pelo Fórum de Entidades de Pessoas com Deficiência, a romaria teve inicio em 1996, estimulada pela Campanha da Fraternidade do ano anterior que teve como tema a deficiência. Para os organizadores, participar da Festa da Penha é um importante momento para dar visibilidade às conquistas e reivindicações destas pessoas.

De acordo com os censos do IBGE, o Brasil tem mais de 24% de sua população com alguma deficiência. Esse percentual representa mais de 46 milhões de pessoas no país, e no Espírito Santo este percentual corresponde a cerca de 900 mil pessoas com alguma deficiência – intelectual, visual, física, auditiva ou múltipla. 

Dentre as demandas apresentadas pelo Fórum está inclusão plena na educação, com condições de manter aluno na escola e garantir o seu desenvolvimento até o ensino superior, acessibilidade não só em prédios e vias públicas, mas também nas comunicações e na cultura,  transporte acessível,  investimentos nos esportes para possibilitar aos para-atletas a participação nos eventos e disputas, principalmente as paralimpíadas.

Mostrar e chamar a atenção das autoridades públicas e da sociedade para estas e outras demandas é o objetivo principal da Romaria.  Por isso ela se constituiu em momento ecumênico, de renovação de energias para as lutas cotidianas.

Dentre as principais conquistas deste ano, o movimento destaca a entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 6 de julho de 2015), chamada de  Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ela passou a vigorar no dia 02 de janeiro deste ano. É  mais um instrumento a fortalecer a luta do segmento,  com regras e orientações para a promoção dos direitos e liberdades das pessoas com deficiência.

Entre as mudanças da nova lei está a proibição de cobrança de valores adicionais em matrículas e mensalidades de instituições de ensino privadas. O fim da chamada taxa extra, cobrada apenas de alunos com deficiência era uma reivindicação antiga de entidades e pais que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência.

 

Programação da Romaria das Pessoas com Deficiência na Festa da Penha:

Dia – 02 de abril de 2016 – Sábado

Concentração: 7:30h – Praça Duque de Caxias – Centro – VV – ES

Início da Caminhada:  8:00h

Celebração: 9:00h – Parque da Prainha.