ESPORTE INTERNACIONAL

Rosberg faz pole para GP da Bélgica. Punido, Hamilton fica em penúltimo.

Sem concorrência de parceiro de Mercedes, alemão não tem dificuldade para garantir 1º lugar.

Em 27/08/2016 Referência JCC

Sem a concorrência do companheiro de equipe Lewis Hamilton, punido por trocar diversas peças do motor neste fim de semana, Nico Rosberg ficou com o caminho livre para conquistar a pole position para o GP da Bélgica, 13ª etapa da Fórmula 1 em 2016. E o alemão da Mercedes não deixou a oportunidade escapar. Mesmo diante do bom rendimento de RBR e Ferrari nos treinos livres, o vice-líder da temporada garantiu o primeiro lugar no grid de largada com o tempo de 1m46s744.

Líder do campeonato, Lewis Hamilton sabia que uma hora ou outra extrapolaria o limite de peças do motor estabelecido pelo regulamento após os problemas enfrentados no começo do ano. E escolheu Spa-Francorchamps, circuito com muitos pontos de ultrapassagem, para cumprir a penalidade, acreditando ter mais chances de minimizar o prejuízo de largar das últimas posições. Entre um treino livre e outro, Hamilton trocou diversas peças acumulando uma punição de 55 posições no grid. Ciente de que seu desempenho na sessão deste sábado não faria diferença no resultado final, o britânico entrou na pista apenas para dar uma checada no carro e foi eliminado em 21º e penúltimo lugar.

- Hoje serviu apenas para ajustarmos o carro da forma apropriada - disse o inglês.

Hamilton só não largará em último porque Fernando Alonso, que também tem uma penalidade de 35 posições a pagar, teve problemas na McLaren durante o Q1, não conseguiu marcar tempo e, por isso, terá que largar em último ou dos boxes no domingo. Outro que tinha punição a pagar era Marcus Ericcson, da Sauber, que ficou em 20º.

Verstappen garante lugar na primeira fila. Massa é 10º e Nasr, 16º

Nascido na Bélgica, mas defendendo as cores da Holanda, Max Verstappen parecia sentir-se em casa em Spa no treino classificatório deste sábado. O holandês anotou 1m46s893 e assegurou um lugar na primeira fila. Enquanto isso, seu parceiro de RBR, Daniel Ricciardo, acabou em quinto (1m47s216), atrás da dupla da Ferrari, Kimi Raikkonen (1m46s910) e Sebastian Vettel (1m47s108). Felipe Massa, da Williams, começou bem, chegou a fechar o Q1 em primeiro, mas acabou errando sua volta rápida no Q3 e largará em 10º.  Felipe Nasr, por sua vez, foi eliminado na primeira parte da atividade com o 17º tempo, mas começará em 16º em razão da punição de cinco posições no grid imposta a Esteban Gutiérrez (Haas) por ter atrapalhado Pascal Wehrlein (Manor) no treino livre realizado horas antes.

q1 - 18 minutos, 6 pilotos eliminados

Ciente de que, independentemente do resultado no treino classificatório, teria que largar das últimas posições, Lewis Hamilton nem se preocupou em pisar fundo na sessão deste sábado. O britânico entrou na pista apenas para anotar uma volta cronometrada e foi eliminado em 21º. Atrás dele ficou apenas Alonso. O espanhol sequer marcou tempo: teve um problema na McLaren logo após sair dos boxes e parou na área de escape da subida da Eau Rouge. 

Os brasileiros tiveram destinos opostos no Q1: Felipe Nasr não avançou por pouco. Foi empurrado para a zona de eliminação nos segundos finais e terminou com o 17º tempo, se despedindo precocemente, assim como o estreante Esteban Ocon (Manor), o russo Daniil Kvyat (STR) e seu companheiro Marcus Ericsson (Sauber). Já Felipe Massa cravou a melhor volta desta parte da sessão e avançou em primeiro, seguido por Vettel, Raikkonen e Rosberg, o único destes a usar apenas pneus macios, enquanto os demais utilizaram os supermacios.

Eliminados no Q1:
Felipe Nasr (Sauber)
Esteban Ocon (Manor)
Daniil Kvyat (STR)
Marcus Ericsson (Sauber)
Lewis Hamilton (Mercedes)

q2 - 15 minutos, 6 pilotos eliminados

Nico Rosberg esperou para dar as cartas no Q2. Mesmo com pneus macios, o alemão foi o primeiro a baixar da casa de 1m47s, passando para o Q3 em primeiro, com 1m46s999. Usando os compostos supermacios, Verstappen, Hulkenberg e Pérez vieram na sequência. Massa se classificou para a superpole em sexto, à frente de Bottas, Vettel e Ricciardo e atrás de Raikkonen. Button conquistou a última vaga.

Eliminados no Q2:
Romain Grosjean (Haas)
Esteban Gutiérrez (Haas)
Jolyon Palmer (Renault)
Carlos Sainz (STR) 
Pascal Wehrlein (Manor)

q3 - 12 minutos, 10 pilotos disputam a pole

Bottas foi o primeiro a fechar volta no Q3. Fez 1m47s612, tempo ainda alto. Na sequência, Rosberg, Verstappen, Vettel, Pérez e Hulk fizeram marcas melhores e assumiram as primeiras posições. Ricciardo, por sua vez, tirou o pé, enquanto Raikkonen escapou da pista e abortou sua tentativa inicial. Já Massa e Button preferiram ficar nos boxes no começo para poupar pneus.

Em sua primeira volta rápida, Massa não fez um bom tempo e apareceu apenas em oitavo. Nos segundos finais, Ricciardo subiu para terceiro, mas logo em seguida, Raikkonen e Vettel reagiram e assumiram o terceiro e o quarto postos, respectivamente. Rosberg e Verstappen não melhoraram seus tempos, mas se garantiram na primeira fila do grid. Superado por Bottas e Button nos minutos finais, Massa terminou em 10º.

Fonte: ge