SAÚDE

Saúde alerta sobre riscos de doenças com as chuvas em Vila Velha

Outro problema é a proliferação de mosquitos, principalmente o transmissor da dengue.

Em 10/11/2018 Referência JCC, Marcelo Martins

Foto: CCNEWS BRASIL

Os moradores do município de Vila Velha devem se prevenir neste período de chuvas e alagamentos nos bairros para evitar a contaminação de doenças como a leptospirose, a hepatite, a febre tifoide e infecções gastrointestinais, além da proliferação de mosquitos, principalmente o transmissor da dengue.

É recomendável cautela no consumo de alimentos e medicamentos, além de uso de produtos de higiene e que tiveram contato com a água da chuva. A orientação é válida também para produtos de higiene como sabonetes, pasta de dente, xampus.

São muitos os pontos de alagamentos nos bairros de Vila Velha. Foto: CCNEWS BRASIL

Leptospirose

Doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, é transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com as águas. Em situação de inundações, a urina dos ratos, mistura-se à enxurrada e a lama que poderão infectar as pessoas.

Evite o contato com água ou lama de enchentes ou esgotos. Impeça que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos.

Tétano

Tétano é uma doença grave causada por uma bactéria que pode estar presente em objetos de metal (mesmo que não esteja enferrujado), de madeira, de vidro ou mesmo no solo (pregos, latas, ferramentas agrícolas, cacos de vidro, galho de árvore, espinhos, pedaços de móveis e outros).

As pessoas podem adoecer quando, acidentalmente, sofrem lesões na pele (ferimentos, cortes, perfurações) por objetos contaminados deixados no ambiente e contaminados pela bactéria. O contato com os entulhos e os destroços podem provocar lesões na pele e, consequentemente, o adoecimento por tétano acidental.

Limpeza

Pessoas que trabalham na limpeza de ambientes que que foram alagados e estejam com lama, entulho e resíduos de esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas (se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

Após as águas baixarem será necessário retirar a lama e desinfetar o local (sempre se protegendo). Deve-se lavar pisos, paredes e bancadas desinfetando com água sanitária na proporção de 2 xícaras das de chá (400ml) desse produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 30 minutos.

Confira a cartilha do Ministério da Saúde sobre como agir em caso de enchentes