SAÚDE

Saúde institui Grupo de Trabalho sobre modernização hospitalar

Responsável por elaborar o Plano de Modernização Hospitalar no Estado.

Em 26/02/2019 Referência JCC, Syria Luppi

Divulgação/Secom/ES

Por iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi  publicado no Diário Oficial desta terça-feira (26) a portaria que institui um Grupo de Trabalho que ficará responsável por elaborar o Plano de Modernização Hospitalar no Estado do Espírito Santo.

O Grupo de Trabalho, que será composto por técnicos de diferentes setores da Sesa, vai consolidar a caracterização da rede hospitalar com perfis de serviços, regionalização dos serviços hospitalares e contratualização com a rede própria e organizações sociais, indicadores de desempenho, ampliação e adequação da infraestrutura física da rede, aperfeiçoamento da gestão clínica, estudo de dimensionamento de pessoal da rede hospitalar e estratégias de recrutamento.

ESPAÇO RACCO SHOP DIGITAL: Facilidades de pagar com segurança e receber os produtos RACCO em casa: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Todo o trabalho do grupo deverá sem concluído em até 180 dias e resultará na elaboração de uma minuta do Plano Diretor da Rede Hospitalar do Estado do Espírito Santo.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a modernização da rede passa não apenas pela estrutura física, mas também por uma transição de serviços de saúde. “Temos uma rede hospitalar antiga, que precisa se adequar ao perfil das regiões. Vamos consolidar o resultado e as contribuições de diversas consultorias e planos já feitos dentro da Sesa e vamos tratar de atualizar essas consultorias, dar nossa opinião e a partir disso decidir sobre o novo modelo de gestão hospitalar”.

Fernandes completa: “Vamos tratar sobre nova política de financiamento para os hospitais filantrópicos, modernização dos contratos com as organizações sociais, melhoria de desempenho dos contratos com as cooperativas, a definição se a Sesa vai utilizar o modelo de organização social e fundação pública ou empresa pública, entre outros”.

Panorama

A rede hospitalar estadual conta com 18 unidades próprias distribuídas em todas as regiões, quatro delas são administradas por organizações sociais. Ano passado, foram realizados mais de 13 milhões de procedimentos e 177 mil internações.

ESPAÇO RACCO SHOP DIGITAL: Facilidades de pagar com segurança e receber os produtos RACCO em casa: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Atualmente, a capacidade instalada, que também conta com 17  hospitais filantrópicos, oferta 3.617 leitos.

A rede hospitalar capixaba se destaca em atendimentos nas áreas de oncologia infantil, tratamento de queimados, psiquiatria, acidente vascular cerebral, trauma e parto de alto risco.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL