ESPORTE INTERNACIONAL

Sambódromo do Rio sedia Desafio Internacional de Tiro.

Evento é teste das instalações para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Em 16/09/2015 Referência JCC

O sambódromo do Rio é palco de evento-teste para 120 atletas olímpicos e paralímpicos de tiro com arco. O Desafio Internacional de Tiro com Arco é o 11º evento-teste para os Jogos Olímpicos 2016. Os arqueiros, de 30 países, incluindo seis atletas paralímpicos, vão testar a estrutura que será oferecida durante a competição.

Um dos seis representantes do Brasil, o atleta Marcus Vinícius D'Almeida, aprovou o espaço, mas esperava que o teste fosse aberto, para sentir a vibração da torcida. "As condições climáticas e o barulhos estavam perfeitos. Acho que, com a torcida, seria um ponto a favor para conseguirmos bons resultados e uma medalha."

Com apenas 17 anos, D'almeida quebrou o recorde nacional do arco recurvo e hoje é o atual campeão mundial cadete, agraciado com medalha de prata em Nanquim, nas Olimpíadas da Juventude, em 2014, na China. No Pan de Toronto, em julho, ele fez parte do time brasileiro, e levou a medalha de bronze por equipes.

Atual campeão olímpico, o arqueiro sul-coreano Jin Hyek Oh, 33 anos, ficou satisfeito com a estrutura, mas disse que a adaptação ao sentido e à força do vento no local é uma dificuldade, mas que deve ser superada nos próximos dias. Devido a ondulações no piso, o Comitê Organizador instalou plataformas de 1 metro de altura para garantir que os atletas atirem nivelados ao arco, além de melhorar a visualização por parte do público no ano que vem.

“Não sabíamos que haveria uma plataforma, então foi bom, para nos prepararmos para o ano que vem”, disse o atleta canadense Crispin Duenas. “O bom da plataforma é que é bem lisa e nivelada, e esta estava bem firme, fiquei bem impressionado” disse o arqueiro, que também elogiou a organização. "Gostei que estejam fiscalizando as credenciais de todos que entram, pois, infelizmente, a América do Sul tem reputação de ter equipamentos que somem", comentou.

Foram avaliadas 28 áreas funcionais. A organização conta com 539 pessoas, segundo o comitê. Também foram feitos serviços de controle de dopagem.

O objetivo dos atletas do tiro com arco é acertar flechas no centro de um alvo com 1.22m de diâmetro posto a 70m de distância. Dez é a maior pontuação. As flechas devem ter o diâmetro máximo de 9,3 mm. Algumas são ainda menores, capazes de voar mais de 240 km/h.

A etapa de hoje foi classificatória. Na quarta, quinta e sexta haverá provas eliminatórias. No sábado serão realizadas as finais por equipe masculinas, e no domingo, as finais, por equipe femininas. Para os dias 21 e 22 estão marcadas finais individuais femininas e masculinas.

Fonte: Agência Brasil