CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Samsung anuncia um tablet bacana e outro nem tanto

O Tab A será vendido em dois tamanhos: com 9,7 polegadas e 8 polegadas.

Em 14/07/2015 Referência JCC

A Samsung anunciou oficialmente a chegada de novos tablets ao mercado brasileiro. O Galaxy Tab A e Galaxy Tab E chegam para completar o portfólio de tablets da empresa no Brasil.

“O mercado de tablets no Brasil está em uma fase de amadurecimento. O consumidor está ficando mais exigente, principalmente por conta de uma experiência prévia com smartphones”, disse Roberto Soboll, diretor sênior de produtos móveis da Samsung Brasil.

O primeiro dos modelos, o Tab A, chega disputando o mercado de tablets de configurações médias. Ele virá equipado com uma S Pen, que é a caneta inteligente da Samsung.

Ela deve facilitar o uso do tablet, principalmente de anotações no aparelho. Fora do Brasil, a caneta é um opcional, mas aqui será vendida como parte do produto. Isso mostra uma tentativa da Samsung de focar em consumidores com perfil profissional.

Ele tem visual bem bacana e é o destaque entre os anúncios. O preço do produto (por conta das especificações médias) não é proibitivo para os consumidores. O mais barato foi anunciado a 1.399 pela empresa, mas é fácil encontrar por menos de mil reais em varejistas online.

O Tab A será vendido em dois tamanhos: com 9,7 polegadas e 8 polegadas. A proporção da tela será de 4:3, algo mais natural para atividades como escrita e leitura.

Ambos os tamanhos virão com processador quad-core de 1,2 GHz, Android Lollipop, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento (o produto ainda tem entrada para cartões microSD de até 128 GB).

A Samsung ainda oferece três meses grátis de assinatura digital dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. O mesmo tempo é disponibilizado para uso do Google Play Music, serviço de streaming de músicas do Google.

Os preços variam de acordo com o tamanho da tela e as opções de conectividades. Veja a tabela abaixo com os preços divulgados pela Samsung (já é possível achar mais barato no varejo):

Modelo Preço
8 polegadas com Wi-Fi e 4G 1.399 reais
9,7 polegadas com Wi-Fi 1.399 reais
9,7 polegadas com Wi-Fi e 4G 1.649 reais

Tab E

O outro modelo, bem menos atraente, é o Tab E. Ele tem um visual mais grosseiro e menos elegante do que o Tab A. Ele parece, no entanto, mais resistente e vem equipado com modo infantil, o que faz dele uma boa opção para quem busca um tablet para os filhos.

Assim como o Tab A, ele vem em duas opções de tamanho, 9,6 polegadas e 7 polegadas. Ele tem processador quad-core de 1,3 GHz, memória RAM de 1,5 GB e 8 GB de armazenamento. Também é possível usar cartão microSD de até 128 GB para ganhar mais espaço.

Um detalhe importante no Tab E é que sua versão de Android não é a mais recente. Ele vem equipado com Android 4.4. As opções com conectividade, aquelas com espaço para chip de operadora, são com 3G, em vez do 4G.

Veja a tabela com os preços abaixo:

Modelo Preço
7 polegadas com Wi-Fi 549 reais
7 polegadas com Wi-Fi e 3G 749 reais
9,6 polegadas com Wi-Fi 849 reais
9,6 polegadas com Wi-Fi e 3G 1.049 reais

Fonte: EXAME