POLÍTICA INTERNACIONAL

Sanders diz ter experiência necessária para ser presidente dos EUA.

Pré-candidato democrata respondeu à declaração do presidente Obama.

Em 26/01/2016 Referência JCC

O pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos para as eleições de novembro, o senador Bernie Sanders, garantiu nesta segunda-feira (25) que tem a experiência e o julgamento necessários para o cargo, em resposta ao presidente Barack Obama, que tinha o criticado por se concentrar "em apenas uma coisa".

Em um fórum dos pré-candidatos com simpatizantes democratas em Iowa, televisionado e organizado pela emissora "CNN", o apresentador perguntou a Sanders pela entrevista de Obama ao jornal "Politico", na qual o chefe de Estado advertiu que, como presidente, "não se pode dar ao luxo de se concentrar em apenas uma coisa".

A crítica de Obama fazia referência à crescente desigualdade entre os mais ricos e o restante da população, algo que se transformou no principal tema da campanha de Sanders e que o senador conseguiu situar entre os principais assuntos das primárias democratas.

"Tenho a experiência e o julgamento para tratar de todas as questões que envolvem o cargo de presidente", garantiu Sanders, que lembrou os "feitos" de sua longa carreira política além da luta contra a desigualdade, como sua posição contrária à Guerra do Iraque em 2003.

"O mais importante em política externa que ocorreu durante os últimos anos foi a Guerra do Iraque. Eu votei contra. Hillary Clinton votou a favor", disse o senador.

As últimas pesquisas dão ligeira vantagem para Hillary para o caucus de Iowa, que acontece daqui uma semana e abre o ciclo de primárias dos partidos, enquanto colocam Sanders à frente nas votações que acontecerão em New Hampshire, no dia 9 de fevereiro.

Hillary recebeu no último fim de semana o apoio do principal jornal de Iowa, o "Des Moines Register", e também do "Boston Globe", a maior publicação de Massachusetts.

Fonte; EFE