SAÚDE

Saúde de Viana leva serviços do Agosto Azul para militares.

A ação será realizada na próxima quarta-feira (31), das 07 às 11 horas.

Em 30/08/2016 Referência JCC

Para garantir que a Campanha Agosto Azul chegue a todos, as equipes de Saúde de Viana levarão serviços de saúde para os militares que atuam na Unidade da Polícia Militar que fica ao lado da Escola Municipal Divaneta Lessa de Moraes, antigo Caic, em Campo Verde.  A ação será realizada na próxima quarta-feira (31), das 07 às 11 horas.  De acordo com a enfermeira da Unidade de Saúde de Morada de Bethânia, Manuela Schelb Vieira Christo, serão oferecidos serviços como: aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido de DST’s, consulta médica e orientação. A enfermeira explica que na correria do dia a dia do trabalho ou na vida familiar é comum que muitos se esqueçam de dedicar cuidado à própria saúde.

“As campanhas de incentivo são criadas exatamente para percebemos o quanto devemos nos preocupar com nós mesmos. Essa ação da próxima semana será voltada especialmente para os militares que também têm uma vida corrida por conta do trabalho e acabam não tendo tempo para procurar um atendimento médico”, explica. A ação vai contar com enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e agente de saúde. “A maioria dos homens não faz o cuidado de prevenção e promoção e quando busca o serviço de saúde é porque, muitas vezes, já está com a doença instalada, apresenta um quadro de obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo, o que eleva o risco de doenças cardiovasculares”, observa a enfermeira.

Ela ressalta, ainda, que exames simples como testes para diabetes, hipertensão, AIDS e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.  O município de Viana tem dado uma atenção especial em relação à saúde dos vianenses. No bairro Areinha, por exemplo, as equipes foram nas casas dos pacientes que há tempos não iam ao médico convidá-los para os serviços de saúde. Em Soteco, o atendimento foi à noite para garantir que quem trabalha durante o dia também tivesse a oportunidade de se cuidar. Já em Universal, os profissionais foram até as casas atender pacientes acamados.  

Fonte: Secom-Viana