SAÚDE

Saúde investiga casos suspeitos de hepatite em crianças

Saúde informou que monitora sete casos suspeitos de um tipo de hepatite aguda infantil.

Em 07/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Jornal de Alagoas

Segundo a pasta, os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) monitoram junto a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) qualquer alteração do perfil epidemiológico, bem como a detecção de casos suspeitos da doença.

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (6) que monitora sete casos suspeitos de um tipo de hepatite aguda infantil de origem até agora desconhecida. Três são no estado do Paraná e quatro no Rio de Janeiro. Os casos seguem em investigação. 

Segundo a pasta, os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) monitoram junto a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) qualquer alteração do perfil epidemiológico, bem como a detecção de casos suspeitos da doença.

A pasta orienta aos profissionais de saúde e da rede de vigilância que suspeitas sejam notificadas imediatamente.

No sábado (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte relacionada à hepatite infantil, sem informar detalhes. Ainda de acordo com a OMS, pelo menos 17 jovens precisaram de transplante de fígado. Em nota, a entidade descartou qualquer relação da doença, que causa inflamação no fígado, com a vacinação contra a covid-19.

De acordo com a agência de notícias Reuters, já são cerca de 200 casos da misteriosa doença. Mais da metade dos casos são no Reino Unido. O restante se divide entre 11 países pelo mundo. Na América Latina, além do Brasil, foram reportados casos da hepatite misteriosa na Argentina e no Panamá. 

Apesar de ainda ser um mistério, pesquisadores avaliam que a origem dos casos de hepatite em crianças pode ser o confinamento devido à pandemia de covid-19. Para os cientistas, o isolamento dificultou que as crianças continuassem desenvolvendo seus sistemas imunológicos. (Por Pedro Rafael Vilela/Agência Brasil)

Leia também:

Vacinação contra Covid e Influenza permanece em Vila Velha
Planos de saúde superam 49 milhões de beneficiários no país
Cariacica terá vacinação sem agendamento neste sábado (7)
Covid-19: Brasil tem 21,6 mil novos casos e 137 óbitos
Dia das mães: Serra fará plantão de testagem rápida de Co:vid
2 em cada 3 mortes de bebês poderiam ser evitadas no Brasil
Serra terá mais um agendamento de vacina nesta quinta (5)
Hospital Estadual São Lucas realiza uma captação de órgãos
Anvisa determina apreensão de lote de remédio para atrite
Vitória abre agendamento com 15.920 vagas para vacinação

TAGS:
MINISTÉRIO DA SAÚDE | HEPATITE AGUDA | INFANTIL | CASOS | OMS