NEGÓCIOS

Sebrae lança este mês a nona edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

A instituição reconhece e incentiva práticas empreendedoras de gestores municipais.

Em 11/06/2015 Referência JCC

Apoiar os pequenos negócios é fundamental para a sustentabilidade econômica, especialmente neste momento de crise, pois são eles que geram emprego e proporcionam o desenvolvimento dos municípios.

Somente entre 2011 e 2014, eles empregaram 4.963.357 milhões de pessoas, e já nos três primeiros meses de 2015, geraram mais 65.413 mil novos postos de trabalho.

É por esse motivo que, a cada dois anos, o Sebrae realiza o  Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, contemplando todos os municípios do Espírito Santo. A edição 2014/2015 do Prêmio será lançada no próximo dia 30. O evento de lançamento ocorrerá em Vitória, às 14h, no auditório do CRA ES, e contará com a presença do prefeito de Gramado (RS), Nestor Tissot, que apresentará o projeto “Natal Luz”, ganhador na categoria de melhor projeto da região Sul na etapa nacional da 8ª edição do Prêmio.

Na ocasião, serão ainda distribuídos os regulamentos e apresentada a forma de participação dos prefeitos.

Premiação

A premiação acontece em duas etapas: estadual e nacional. Para participar, é necessário que o prefeito tenha implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Na etapa estadual, o ganhador das categorias recebe um troféu e é classificado para concorrer à etapa nacional. Caso fique em primeiro lugar de todo o país, o prefeito recebe uma viagem técnica internacional para conhecer experiências exitosas de apoio aos pequenos negócios.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é dividido em categorias: Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Municípios Integrantes do G100; Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

O vencedor de Melhor Projeto será o prefeito que demonstrar melhor abrangência sistêmica (envolvendo mais de uma área dentro da Lei Geral), maior impacto na economia local, expectativa de continuidade do projeto, qualidade técnica e potencialidade do projeto servir como benchmarking, ou seja, ser exemplo para os demais municípios.

O superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, explica que o prêmio é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública. “Isso se dá por meio da identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local”, explicou.

“O Prêmio já é considerado um programa estratégico para a articulação de políticas públicas voltadas para a melhoria do ambiente empreendedor nos municípios. Reconhecer os melhores projetos em favor dos pequenos negócios e seus gestores é um importante incentivo para a continuidade das ações e para que outras surjam em decorrência do exemplo”, complementou o superintendente.

Inscrições

As inscrições dos projetos serão realizas de 30 de junho a 30 de novembro de 2015, no site da premiação: http://www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br/

Fonte: Sebrae/ES