CIDADE

Seca no ES faz mar invadir rio e água chega salgada nas torneiras.

Oito poços foram perfurados para sanar o problema em São Mateus.

Em 07/06/2016 Referência JCC

A seca fez o mar invadir o Rio Cricaré e a água está chegando salgada, desde o final de 2015, nas torneiras das casas do município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Para resolver o problema, a prefeitura perfurou oito poços, entre dezembro e abril. Sete iniciaram o funcionamento em maio, mas a água continua salobra.

Segundo o diretor do Saae, Luiz Carlos Sossai, garante a atividade dos poços, mas os moradores acreditam que a medida não seja suficiente.

“O lençol, às vezes, não dá conta. E como não dá conta, lá tem um painel que desarma a bomba para não deixar ela queimar. Então, eventualmente, você vai encontrar uma bomba desligada. Mas estão funcionando os sete poços, sim. Nós temos uma previsão muio boa de vasão e nós queremos, no máximo, até o final desse mê estar operando”, diz o Sossai.

Outros cinco poços artesianos estão sendo perfurados. Os testes iniciais de vazão têm dado bons resultados. Porém, enquanto a população aguarda o fim da perfuração dos poços, na expectativa de que se resolva o problema, os moradores armazenam águas em baldes e galões para ter água potável em casa.

A aposentada Maria Pereira disse que a água do abastecimento da Saae só pode ser utilizada para lavar a roupa e a louça. “Para tomar banho não serve”, declara.

O ajudante de pedreiro Marcos Costa diz que procura por uma fonte para tomar banho todos os dias. “A gente vem tomar banho aqui na bica. A gente recolhe água aqui para lavar roupa, lavar louça”, conta.

O Saae de São Mateus informou que, assim que todos os poços estiverem operando, a empresa vai parar de captar água do rio durante o período de seca.

O diretor afirmou que estudos mostram que os poços têm vazão suficiente para o abastecimento da cidade.

Fonte: g1-ES