EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação de Vila Velha/ES promove Seminário de Alfabetização.

Um dos objetivos é discutir a importância da alfabetização das crianças até os oito anos.

Em 01/12/2015 Referência JCC

Professores alfabetizadores, orientadores de estudos e demais profissionais da Educação participam nesta quinta (03) e sexta-feira (04) do III Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), na Universidade de Vila velha (UVV). O objetivo é o de discutir a importância da alfabetização das crianças até os oito anos de idade e o de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos professores alfabetizadores ao longo deste ano nas unidades de ensino da rede municipal.

O Pnaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A abertura do evento será na quinta-feira, às 18 horas, e a palestra terá como tema Privação afetiva e suas consequências no desenvolvimento infantil, ministrada pela psicóloga do Programa Saúde na Escola (PSE), Maria do Socorro Lira Marques.

Na sexta-feira, o seminário será de 8h às 16 horas e a palestra será ministrada pela manhã pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Carlos Eduardo Ferraço, com o tema Currículo no Ciclo de Alfabetização: tecendo redes do ensinar e aprender. Durante a mesa redonda, à tarde, será discutida As várias fases do direito da educação da criança.

Ação coordenada - A coordenadora do Comitê de Alfabetização/Pnaic, Mônica Cristina Médici da Costa, conta que o programa formou, no Espírito Santo, aproximadamente 8.000 professores alfabetizadores, em uma ação coordenada pela Universidade Federal Espírito Santo (Ufes), em parceria com o Estado e os 78 municípios.

”Em Vila Velha a formação envolveu 418 professores e 20 orientadoras, atingindo uma média de 500 alunos do ciclo de alfabetização”, pontuou Mônica Médici.

Para a coordenadora, a alfabetização vem sendo um dos grandes desafios dos governos e se colocando como prioridade nacional. O Programa teve início no Espírito Santo em 2013, com excelente avaliação e alto índice de aceitação dos professores, pedagogos, e técnicos das secretárias de educação do Estado.
“O seminário vai servir para divulgar as ações positivas realizadas no contexto da formação, além de socializar as produções desenvolvidas pelos professores alfabetizadores durante o ano de 2015”, resumiu Mônica Médici.

Fonte:PMVV