CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Sedes visita Terminal Portuário VV e destaca grupo de trabalho

O TVV integra serviços e ativos logísticos da Log-In Logística Intermodal S/A.

Em 11/12/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Sedes/Aderes/Ipem - Divulgação

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) visitaram o Terminal Portuário Vila Velha (TVV), na última sexta-feira (06). Além de conhecer detalhes técnicos do sistema de operação do TVV, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, que também participou da visita, apresentou aos diretores do terminal os objetivos da Secretaria, que acompanhará o processo de desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

“Queremos analisar de perto os impactos que o processo de transição dessa desestatização pode acarretar ao TVV e colocar a Sedes à disposição para auxiliar no que for necessário. Instituímos um grupo de trabalho que vai acompanhar esse processo e vamos consolidar um relatório que será submetido ao Ministério da Infraestrutura. Queremos contribuir para o debate e aumentar nossas oportunidades de negócios”, destacou o secretário Marcos Kneip.

Durante a visita, o diretor de TVV, Ilson Hulle, apresentou dados acerca da movimentação de cargas e a importância do terminal para a economia capixaba. “Somos um porto com capacidade de atender a todo o Espírito Santo, parte da Bahia e Minas Gerais. Toda a safra de café produzida pelo Estado escoa por aqui, além da exportação de pedras de mármore e granito, com linha direta para a China. Temos orgulho de sermos um terminal forte com atuação muito importante para o desenvolvimento do Estado”, reforçou.

Ilson Hulle também destacou o processo de prorrogação do contrato de arrendamento do TVV, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, por mais 25 anos. O contrato foi firmado com a Codesa em 1998 e se encerraria em 2023. O processo foi enviado à Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.

Também estiveram presentes ao encontro a gerente de Novos Negócios da Sedes, Christiane Vargas; a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Fernanda Orletti; e o gerente comercial do TVV, Pedro Benevides.

Terminal Portuário Vila Velha (TVV)

O TVV integra a malha de serviços e ativos logísticos oferecidos pela Log-In Logística Intermodal S/A. Especializado em navios de carga geral, o terminal tem pátio com capacidade de 7 mil TEUs (medida padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner); dois berços que totalizam 450 metros de extensão; 108 mil metros quadrados de área alfandegada e 15 mil metros de armazenagem.(Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem)