EDUCAÇÃO

Sem horário de verão, candidatos do Enem chegaram cedo para provas no MA.

O Maranhão está fora do horário de verão, mas os portões dos locais de provas foram fechados às 13h.

Em 25/10/2015 Referência JCC

Com mais de 270 mil inscritos no Maranhão, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram realizadas em 79 cidades do estado neste domingo. O Maranhão está fora do horário de verão, mas os portões dos locais de provas foram fechados pontualmente às 13h do horário oficial de Brasília, que está uma hora à frente.

Na capital, São Luís, foram registrados engarrafamentos em algumas vias de acesso aos locais de provas, no entanto, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), maior local de realização do exame na cidade, não houve congestionamento nesse domingo.

Desde as 10h haviam filas nos prédios da UFMA, a maioria dos candidatos se antecipou para não perder o horário das provas. A estudante Ellen Beatriz Pinheiro saiu de casa às 9h.
“Eu quis sair de casa cedo para não perder o horário, é muito ruim a gente se preparar o ano inteiro e chegar no dia da prova não conseguir entrar, bate o desespero, então é melhor se antecipar”.

O estudante Eduardo Carlos Fonseca contou com o apoio dos pais nos dias de prova.
“Esta é a segunda vez que eu presto o Enem, e pretendo cursar Direito,  minha família sempre me ajuda, me apoia, tem um papel muito importante, me motivando”.

De acordo com o Ministério da Educação, esta edição do Enem teve mais de 7 milhões de candidatos. O exame é a principal porta de entrada para as maiores instituições federais de ensino superior do país, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

EBC