CIDADANIA

Seminário discute combate ao racismo em Emef EJA de Gurigica

alunos apresentaram trabalhos abordando a temática da diversidade social.

Em 22/10/2018 Referência JCC / Renata Moreira - Secom/PMV

Divulgação Seme

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef)/Educação de Jovens e Adultos (EJA) Admardo Serafim de Oliveira, em Gurigica, promoveu o Seminário Étnico-Racial e Combate ao Racismo "Modos de Resistências dos Povos", neste último sábado (20).

Os alunos apresentaram danças, músicas e trabalhos de diversos segmentos abordando a temática da diversidade social. Eles ainda participaram de oficinas de cinema, confecção de artesanato, turbante, abayomi e contação de histórias de matrizes africanas, além de apresentações musicais, roda de conversa, jogos e exposições.

O seminário, realizado anualmente, tem caráter formativo e de valorização da etnia negra. "O seminário surgiu da necessidade que professores e estudantes veem de compreender a condição imposta, na maioria das vezes, pela sociedade brasileira e em seu dia a dia. Eles, ainda, refletem sobre as experiências e dores que já vivenciaram por serem negros", disse a diretora da Emef, Kleynayber Jesus de Souza.

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

"A maioria dos nossos estudantes é negra. Trazem consigo a marca da exclusão e do débito histórico das formas de relações que sempre existiram em nossa sociedade. Infelizmente, a cor define o território e o lugar a serem frequentados", pontuou.

Participação

O evento contou com a presença de diversos militantes do movimento negro e professores:

  • professora doutora Edna Castro de Oliveira, do Departamento de Educação Política e Sociedade e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos da Ufes

  • Marcia Roxana, do Departamento de Psicologia da Ufes

  • Michele Freire Schiller, do Departamento de Línguas e Letras da Ufes

  • Lula Rocha, militante do Movimento Negro

  • Ynamileh Sanha Johnny, membro fundador da Irmandade Pan Africana

  • Mariane Berger, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Vitória

  • Heloisa Ivone Carvalho, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da Semente

  • Julia Christina Rosa da Conceição, coordenadora dos Direitos da População Negra.