TEMAS GERAIS

Senado aprova PEC que perdoa multas de partidos políticos

O Senado Federal aprovou a PEC que estabelece novas regras para os partidos políticos

Em 15/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil

A chamada PEC da Anistia (9/2023) também perdoa os débitos dos partidos que descumpriram a aplicação mínima de recursos em candidaturas de pretos e pardos nas eleições passadas e permite a renegociação de dívidas tributárias das legendas.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (15), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece novas regras para os partidos políticos na aplicação de recursos destinados às cotas raciais em candidaturas.

>> Acordo busca fortalecer combate à violência doméstica

A chamada PEC da Anistia (9/2023) também perdoa os débitos dos partidos que descumpriram a aplicação mínima de recursos em candidaturas de pretos e pardos nas eleições passadas e permite a renegociação de dívidas tributárias das legendas.

Segundo a proposta, para que as multas dos partidos sejam efetivamente canceladas os valores deverão ser investidos em candidaturas de pretos e pardos nas quatro eleições a serem realizadas a partir de 2026.

O texto aprovado determina que os partidos políticos deverão destinar 30% dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário às candidaturas de pessoas pretas e pardas, a partir das eleições deste ano. A regra pode acabar reduzindo as verbas para essas candidaturas, pois, atualmente, os gastos devem ser proporcionais ao número de candidatos negros, ou seja, caso 50% dos candidatos de um partido sejam negros, os recursos para essas candidaturas também devem ser de 50% do total. 

O texto, analisado hoje em dois turnos pelos senadores, segue para promulgação pelo Congresso Nacional. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, ela não passa pela sanção presidencial.

Dívidas

De acordo com a PEC, os partidos poderão parcelar as dívidas previdenciárias em até 60 meses e os demais débitos em até 180 meses.

O texto prevê que os partidos, seus institutos ou suas fundações poderão usar recursos do Fundo Partidário para pagar multas e outras sanções por descumprimento da lei eleitoral e os débitos de natureza não eleitoral. (Agência Brasil com informações da Agência Senado) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Acordo busca fortalecer combate à violência doméstica
Procon-ES apreende mais de 90 quilos de produtos impróprios
Fogo em ônibus virou modus operandi do crime no Rio
MPT critica aumento da jornada de trabalho de aeronautas
Cariacica recebe uma ação de enfrentamento à violência
PMVV promove ações de combate à violência contra a mulher
Cesan fará manutenção no sábado (17) na Grande Vitória
MP-SP derruba perfis que usam acidente aéreo para golpes

TAGS:
SENADO | PEC | MULTAS | PARTIDOS | POLÍTICOS