SAÚDE

Sergipe tem o primeiro caso de morte por H1N1 da história

Bebê de 5 meses contraiu doença e não resistiu.

Em 14/05/2018 Referência JCC / G1 SE

Um bebê de cinco meses morreu neste sábado (12) por conta da gripe H1N1. A informação foi confirmada no início da tarde desta segunda-feira (14) pela coordenação do Núcleo de Doenças Transmissíveis, vinculado à Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretária de Estado da Saúde (SES). Este é o primeiro caso de morte por conta da gripe H1N1 em Sergipe.

O bebê era da cidade de Itabaiana (SE) e estava internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), na Zona Oeste da capital. O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) recebeu o material da criança no dia 05 de maio e no dia 07 de maio, após análise, confirmou o diagnóstico do vírus Influenza tipo ‘A’, o H1N1. Inicialmente a assessoria de comunicação do Huse informou que a criança era natural de Aracaju, mas às 13h30 a SES corrigiu a informação, e disse que o bebê era da cidade de Itabaiana (SE).

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Doenças Transmissíveis, Mércia Feitosa, a gripe pode ter afetado o quadro de saúde do bebê. “Recebemos o exame que confirmava que a criança estava com a gripe H1N1. Com a pouca idade a gripe pode ter agravado o quadro de saúde do bebê e ocasionado à morte”, contou.

Segundo o Lacen, até esta segunda-feira (14) foram realizados 224 análises de amostras. Deste total, 32 apresentaram resultados positivos para H1N1, dois para H3N2, quatro para Influenza ‘A’ não subtipado e um para Influenza ‘B’. O laboratório ainda tem 12 amostras para finalizar a análise e confirmar o resultado.

Foto: Getty Images