Serra: Saiba como são avaliados os alunos durante pandemia

A Sedu trabalha com a perspectiva da devolutiva - o aluno recebe o resultado da atividade.

Em 26/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Freepik

"A equipe pedagógica da Sedu Serra, realiza amplo cronograma de envio, entrega, devolução e devolutiva das APNPs e desse modo, também faz o acompanhamento de todo processo de distribuição”, explicou a subsecretária pedagógica", dise a subsecretária pedagógica da Serra, Luciana Galdino.

Aula remota, Google Sala de Aula, WhatsApp, APNP… Esses são alguns termos que a comunidade escolar passou a ter bastante contato, com o agravamento da pandemia do coronavírus. São ferramentas e modos de ensinar e aprender que tanto docentes, quanto crianças e alunos se adequaram no último ano, graças aos esforços de todos. 

No Município de Serra, a Secretaria de Educação (Sedu), foi uma das primeiras do Espírito Santo a suspender as aulas presenciais, em 15 de março de 2021, assim que teve acesso aos números do Mapa de Risco da Covid-19 no Estado e, com muita sensibilidade, perceber que o ambiente da sala de aula deveria esperar um pouco mais, até que todos estivessem em segurança para o retorno.

Antes da volta das aulas presenciais no modelo híbrido, em 1º de março, na Serra, a Sedu adotou diversas medidas para garantir que professores e professoras tivessem estrutura e conhecimento adequados para as atividades remotas, bem como, para que crianças e alunos tivessem o máximo possível, de aproveitamento do conteúdo pedagógico

APNPs

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) são o conteúdo que os estudantes teriam em sala de aula, mas com adaptações para esse novo jeito de ensinar e aprender. As APNPs são disponibilizadas nos modos on-line e/ou impressas para que sejam realizadas pelos alunos no formato não presencial.

Para elaboração das APNPs, o professor leva em consideração os diferentes tempos e percursos de aprendizagens de ano/turma. Parte dessas atividades são utilizadas como instrumentos avaliativos. 

As APNPs são ofertadas em todas as etapas e modalidades de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, EJA (do inicial I à Conclusiva). As Atividades Pedagógicas Não Presenciais são adaptadas visando atender o público alvo da educação especial que, por sua vez, também recebe material pedagógico complementar atendendo às necessidades educativas desses estudantes.

Resultados

Mas, como os estudantes recebem o resultado das atividades realizadas? A Subsecretaria Pedagógica da Sedu trabalha com a perspectiva da “devolutiva” - que é quando o aluno recebe o resultado da atividade que ele respondeu, proposta pela escola - como um movimento de acompanhamento do(a) docente e de interação com as crianças e estudantes.

“É por meio das devolutivas que os professores e professoras têm a possibilidade de produzir análises e pareceres das atividades realizadas a fim de possibilitar que crianças e estudantes se apropriem dos objetivos de aprendizagem propostos. Para a devolutiva das atividades devem ser adotadas estratégias que melhor atendam às especificidades da comunidade escolar”, declarou a subsecretária pedagógica da Serra, Luciana Galdino.

Como funciona 

O período de referência para entrega ou envio, devolução e devolutiva das APNPs seja organizado quinzenalmente, porém a unidade de ensino possui autonomia para definir esse período de acordo com a sua realidade. 

Como as APNPs são enviadas por mensagens de aplicativos, por exemplo, mas também podem ser retiradas na unidade escolar, para o caso dos estudantes que tenham dificuldades de acesso à internet ou a um dispositivo, como smartphone ou computador, Luciana Galdino, destaca a importância de agendar a entrega das atividades aos estudantes. 

“É importante que o agendamento da entrega seja realizado para a melhor organização da unidade de ensino, garantindo assim, as medidas de segurança sanitária. A equipe pedagógica realiza amplo cronograma de envio, entrega, devolução e devolutiva das APNPs e desse modo, também faz o acompanhamento de todo processo de distribuição”, explicou a subsecretária pedagógica.

Desafios

Talvez um dos grandes desafios seja a adesão e interação das crianças/alunos nas aulas remotas. Mas, Luciana Galdino explica que, na Serra, em sua maioria o resultado tem sido positivo e que a participação familiar nesse processo é muito importante para possibilitar o acesso dos estudantes às atividades, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. 

Destaques

- A Secretaria de Educação da Serra (Sedu), em parceria com os profissionais da rede de ensino do município, produzirá mais dois volumes dos Cadernos Pedagógicos, que consistem em coletâneas de atividades referenciadas na Orientação Curricular do município.

- Estão em fase de desenvolvimento, uma série de formações destinadas às equipes pedagógicas das unidades de ensino (professores em função de docência, professores em função de docência - Educação Especial, professores em função de assessoramento pedagógico, diretores, coordenadores) que têm contribuído para as práticas docentes. (Com informações da Secom/PMS)

TAGS
CIDADANIA   |   EDUCAÇÃO    |  SAÚDE    |   EMPREGOS   |  ESPORTES   |   CIDADE   |   ECONOMIA