CIDADE

Serra tera desfile de beleza negra neste sábado (02)

Foram inscritas 20 mulheres negras por autodeclaração residentes da Serra.

Em 01/12/2017 Referência JCC - Secom PMS (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma noite de empoderamento e celebração da beleza negra. Assim será o 1° Desfile da Beleza Negra da Mulher Serrana neste sábado (2) com direito a participação da Miss Mirim 2015, Sophia Moreno, que este ano também foi nomeada Miss Brasil Pré-teen de las Américas 2018. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo, a partir das 17 horas.

Aos 10 anos, Sophia, que mora em Balneário de Carapebus, na Serra, com os pais e três irmãos, vai representar o Brasil na Costa Rica, em maio do ano que vem, no concurso Reina Internacional de los Mares y del Turismo. 

Ao todo, foram inscritas 20 mulheres negras por autodeclaração residentes da Serra.

As candidatas irão desfilar duas vezes, sendo a primeira passagem feita com traje esporte – que deverá obrigatoriamente ser composto por uma calça jeans e uma camiseta branca (com manga ou sem manga). A segunda passagem será com traje criativo, que pode ser inspirado na cultura africana ou afro-brasileira. A programação do desfile terá ainda muita música, dança e a equipe Tom Paparazzi.

“O desfile Beleza da Mulher Negra tem como missão a exaltação da beleza da mulher negra serrana como meio de fortalecimento de ações afirmativas, empoderamento da mulher, além de combate ao racismo e sexismo. Todas serão vencedoras e irão ganhar um curso de empoderamento da mulher negra e receberão o título de embaixadora da Beleza Negra Feminina”, afirmou a secretária da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), Luciana Malini.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), Secretaria de Direitos Humanos (Sedir), Secretaria do Trabalho Emprego e Renda (Seter) e Secretaria do Turismo (Setur). O desfile fará parte da programação realizada junto com a campanha “16 dias de ativismo – pelo fim da Violência contra as Mulheres”.

Desfile

Para se inscrever, as candidatas tinham que ter 18 anos completos e serem alunas do ensino médio (em escola pública ou particular) ou de qualquer série da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Todas as participantes vão ganhar um ensaio fotográfico digital, além do título de Embaixadora da Beleza Negra.