EDUCAÇÃO

Servidores do Instituto Federal de Educação do Ceará aderem à greve nacional

Os servidores do IFCE aderiram à greve nacional da categoria.

Em 18/07/2015 Referência JCC

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) aderiram à greve nacional da categoria. A decisão foi tomada na noite dessa sexta-feira (17) durante assembleia dos trabalhadores no campus de Fortaleza. Eles se juntam aos servidores dos institutos federais de outros 12 estados que já aderiram ao movimento.

A greve será deflagrada na próxima quinta-feira (23), mas os servidores farão paralisação na quarta-feira (22) dentro da programação do dia nacional de paralisação dos servidores federais. Na pauta de reivindicações, está o reajuste salarial linear de 27,3%, o estabelecimento da jornada de 30 horas semanais para os técnicos administrativos e a criação da carreira única dos trabalhadores da educação federal.

Os servidores também se posicionam contra a precarização da rede de ensino federal e os cortes nos orçamentos para a educação. Nesta semana, uma parte das verbas de custeio e de assistência estudantil do IFCE que estavam contingenciadas foram liberadas após solicitação da reitoria ao Ministério da Educação (MEC).

No Nordeste, segundo o último quadro da greve divulgado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), além do IFCE, já aderiram à greve os institutos Federais da Bahia (IFBA e IF Baiano), do Piauí (IFPI), de Pernambuco (IF Sertão), da Paraíba (IFPB) e de Sergipe (IFSE).

Fonte