Setur mapeia perfil dos turistas no Verão do Espírito Santo

Pesquisa será realizada nos principais atrativos de 12 municípios capixabas e cinco parques.

Em 07/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Setur

A pesquisa será realizada nos principais atrativos de 12 municípios capixabas e cinco parques estaduais. 

A Secretaria de Turismo (Setur) inicia, a partir deste sábado (09), uma pesquisa de identificação do perfil do turista e dos visitantes na temporada Verão. A novidade este ano é a realização de pesquisa nos Parques Estaduais em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e, em três municípios localizados na região do Caparaó, próximo ao Parque Nacional. O objetivo é conhecer o perfil de quem procura estes locais e a avaliação destes destinos. O trabalho será executado pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda., vencedora da licitação.

A pesquisa será realizada nos principais atrativos de 12 municípios capixabas e cinco parques estaduais. 

“Ampliamos os pontos de pesquisa na temporada e o trabalho possibilitará conhecer a motivação do turista em visitar o Espírito Santo, bem como uma avaliação de vários pontos importantes para o segmento turismo”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

O secretário salienta a importância da realização de pesquisas nos parques estaduais e ampliação dos locais na temporada de Verão, acrescentando municípios da região do Caparaó. “Os parques são um ativo muito importante em nosso Estado e precisamos conhecer qual é o perfil do visitante, o que o atrai e, principalmente, o que podemos, enquanto poder público, melhorar estes locais para recebê-los. Já o recorte nos municípios do Caparaó, nos dará informações importantes, porque são destinos próximos ao Parque Nacional e a região conta com outros tipos de atrativos”, afirmou.

“Esta pesquisa é extremamente útil e interessante, pois, com os dados do perfil dos frequentadores dos parques, teremos como alinhar melhor as potencialidades do serviço prestado com a expectativa da sociedade. Isto está alinhado também com o nosso projeto estratégico de tornar os parques mais sustentáveis e cada vez mais acessíveis ao público”, ressaltou o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Alaimar Fiuza.

Parques Estaduais - A pesquisa será realizada nos Parques Estaduais de acordo com o Mapa de Risco Covid-19 do Estado. O questionário será aplicado em quatro finais de semana, nas sextas e sábados. Na unidade de conservação que estiver fechada por conta da pandemia, a pesquisa será realizada no próximo ano.

Locais

s questionários da pesquisa Verão serão aplicados nos principais atrativos turísticos localizados nos municípios de Anchieta, Conceição da Barra, Guarapari, Marataízes, Piúma, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. O questionário este ano será aplicado também, neste mesmo período em três municípios localizados na Região Turística do Caparaó – Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto e Iúna.   

As informações serão coletadas, por meio de aplicação de questionários, face a face, de forma eletrônica com registro automático das coordenadas do local visitado por meio de GPS e da gravação do áudio das entrevistas.

O contrato com a Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda. é de 14 meses e compreende a realização de pesquisas na temporada de Verão, feriado de Carnaval, Inverno e Réveillon 2021/22. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Setur)