CIDADANIA

Sicoob ES e Afecc promovem palestra sobre câncer de mama em V. Velha.

Ação faz parte do Projeto Querer Bem, realizado em todo o Estado.

Em 03/11/2016 Referência JCC

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 58 mil casos de câncer de mama até o fim deste ano. Para alertar sobre o assunto, o Sicoob ES e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) promovem, neste sábado (5), uma palestra para os moradores de Vila Velha.

O evento será realizado no Cerimonial Nikibella, às 9 horas, e faz parte do Projeto Querer Bem, desenvolvido em 32 municípios capixabas. Em 2016, a equipe já passou por Fundão, Vila Valério e Aracruz.

Mamografias

Desde 2011, mais de 2600 mulheres participaram das palestras de orientação e cerca de 900 mamografias foram realizadas. Isto porque, durante as reuniões, são selecionadas algumas participantes e, depois, encaminhadas para fazer exames gratuitos no Centro de Diagnóstico do Hospital Santa Rita, em Vitória. 

Alguns fatores serão levados em conta para seleção, como idade, histórico familiar e realização anterior de mamografia. A cooperativa arca com a estrutura para a palestra e com todas as despesas da consulta e dos exames, incluindo o transporte e a alimentação dos participantes. Quando alguma paciente é diagnosticada com câncer, é encaminhada pela Afecc para tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para o presidente do Sicoob Espírito Santo, Bento Venturim, o projeto contribui para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. “Segundo os médicos, na maioria dos casos, a doença pode ser superada se for detectada no início. Toda mulher precisa realizar os exames de rotina”, ressalta.

Serviço:

Projeto Querer Bem em Vila Velha

Data: sábado (5), às 9 horas

Local: Cerimonial Nikibella

Avenida Getúlio Vargas, 822 - Barramares – Vila Velha/ES

Fonte: Ascom/Sicoob