ESPORTE NACIONAL

São Paulo atropela e goleia a Ponte Preta por 5 x 2 no Morumbi

Me deixa feliz fazer cinco gols e ter mais de 70% de posse de bola, comemorou o técnico Rogério Ceni.

Em 12/02/2017 Referência JCC

O São Paulo goleou a Ponte Preta neste domingo por 5 a 2, mas, se viu em apuros em alguns momentos da partida principalmente por causa de algumas bolas perdidas no meio de campo, inclusive os dois gols da Macaca foram oriundos de lances desse tipo, e pela falta de criatividade na primeira meia hora de jogo, que chegaram a impacientar os torcedores. Nada disso, porém, tirou o brilho da primeira vitória da equipe no Campeonato Paulista, segundo o técnico Rogério Ceni.

"Me deixa feliz fazer cinco gols e ter mais de 70% de posse de bola, incrivelmente chutar menos a gol do que contra Audax, quando finalizamos o dobro, mas ter a felicidade de conclusão melhor, conseguir mais gols e dominar 90%, 95% do jogo. No momento que tomamos o gols também estávamos melhor", retrucou ao ser questionado sobre os pontos negativos em entrevista coletiva.

"Os gols (da Ponte) são erros, ajustes que precisamos fazer. É trabalhar, troca de passes, mas o que tem que ser ressaltado é a vitória, marcação alta, pressão. No fim, o time tentou trabalhar a bola e se desgastar o menos possível, porque daqui 72 horas teremos um novo jogo", continuou.

Ceni admitiu que precisou mudar o sistema de jogo depois que os visitantes abriram o placar no Morumbi para fazer novas apostas, mas até mesmo no momento que o São Paulo estava atrás no marcador a equipe conseguiu agradar seu treinador.

O primeiro tempo

"O primeiro tempo também foi (bom), lógico que início do segundo com dois gols logo de cara assim, mas o primeiro tempo também foi muito bom. Contra um adversário fechado, você tem que criar alternativas, puxamos o João (Schmidt) para trás, trocamos o sistema, porque pelos lados poderíamos chegar, já que o meio estava complicado. Tomamos gols de contra-ataque de uma equipe que veio para contra-atacar. Sofremos um pouco, em contrapartida jogamos todos para frente, continuamos agressivos, em linha alta. Para esse jogo era o que a gente queria", reforçou, evitando focar nos pontos negativos.

A curiosidade nas duas primeiras rodadas do Campeonato Paulista é que ambas o Tricolor do Morumbi viu o adversário marcar o primeiro gol. Rogério Ceni usou até essa coincidência para mostrar um ponto de vista positivo dentro de uma situação desagradável.

"Em dois jogos que saímos atrás, conseguimos em um empatar e criar três, quatro chances para marcar em seguida, e o outro virar. Eu gostei do jogo de domingo passado, mesmo com alguns erros, mas eu gostei dos dois jogos. Esse a gente fica mais feliz pelo placar expressivo a favor", lembrou, lembrando o fato do São Paulo ter igualado o placar contra o Audax depois de levar dois gols. No fim a equipe de Osasco venceu por 4 a 2.

Para concluir toda sua análise de seu desafio de estreia no Cícero Pompeu de Toledo, Ceni destacou a entrega e a postura de seu time diante de uma maratona de jogos e aproveitou para dar aquela cutucada no apertado calendário brasileiro.

"Me surpreendeu porque a chuva diminuiu a temperatura, com 10º a menos você tem uma diferença na dinâmica do jogo. Contra o Audax estava bastante sol, calor, e na Flórida inverno. Na Europa tem muita intensidade porque pelo menos uns nove meses os jogos são abaixo de 20º. Aqui o que a gente tenta fazer para manter a intensidade é rodar jogadores, especialmente nesse primeiro mês, quando você tem sete jogos entre os dias 5 e 25", concluiu.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 5 X 2 PONTE PRETA

Local: Estádio Cícero Pompéu de Toledo, no Morumbi, em São Paulo

Data: 12 de fevereiro de 2017, domingo

Horário: 17h00 horas (de Brasília)

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto

Assistentes: Marcelo Van Gasse e Alex Ang Ribeiro

Cartões amarelos: SÃO PAULO: Cícero. PONTE PRETA: Kadu, Nino

Público: 50.952 torcedores

Renda: R$ 1.312.376,00

GOLS:

SÃO PAULO: Cueva, aos 32 minutos do 1T. Gilberto, aos 43 minutos do 1T e aos 12 e aos 24 minutos do 2T. E Thiago Mendes, aos 11 minutos do 2T.

PONTE PRETA: Matheus Jesus, aos 21 minutos do 1T, e Lucca, aos 38 minutos do 2T.

SÃO PAULO: Sidão, Bruno, Rodrigo Caio, Maicon e Junior; João Schmidt, Thiago Mendes (Araruna), Cícero (Lugano) e Cueva (Shaylon), Luiz Araújo e Gilberto.

Técnico: Rogério Ceni

PONTE PRETA: Aranha, Nino, Kadu, Fábio Ferreira e Jeferson (Artur); Naldo, Jádson e Matheus Jesus (Yago); Pottker, Clayson (Lins) e Lucca.

Técnico: Felipe Moreira

Por Lance