MEIO AMBIENTE

São Paulo tem o maio mais seco em 18 anos, diz instituto

Com exceção de março, todos os meses tiveram volume de chuva abaixo da média.

Em 02/06/2018 Referência JCC / G1-SP

A cidade de São paulo registrou o mês de maio mais seco dos últimos 18 anos, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o boletim, o acumulado mensal de chuva para maio de 2018 na estação meteorológica do Mirante de Santana foi de 10,8 mm. É o menor valor de chuva mensal para um mês de maio desde o ano 2000, quando se totalizou 9,3 mm.

A falta de chuva marca o semestre. Todos os meses até agora apresentaram volume de precipitação abaixo ou um pouco abaixo da média histórica. A única exceção foi o mês de março.

O déficit pluviométrico dos cinco primeiros meses já supera os 200 mm e deixa o nível acumulado 25% abaixo da média.

Normalmente chove de 8 a 9 dias em maio, mas, neste ano, a capital teve apenas dois dias de chuva no mês. Isso só ocorreu devido a uma intensa frente fria, que chegou à cidade no dia 19 de maio.

As instabilidades pré-frontais no dia 19 também promoveram trovoadas e rajadas de vento que chegaram a 60 km/h no Mirante de Santana, a maior do mês.

Maio também teve uma mínima temperatura mensal de 9,3 °C no dia 21, a menor para maio desde 2007, quando ficou em 8,5°C. Não fazia tanto frio na capital paulista desde 19 de julho do ano passado, quando a mínima foi 7,9°C.

No entanto, tanto as mínimas como as máximas fecharam acima da média.

 (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)