MOTOR

SsangYong voltará ao Brasil em 2018 com nova linha de SUVs

Utilitário compacto Tivoli será o primeiro produto a ser vendido por aqui.

Em 24/08/2017 Referência JCC / André Paixão, G1, São Paulo

Depois de quase 2 anos de ausência, a coreana SsangYong voltará a vender seus veículos no Brasil a partir de 2018. Nesta nova fase, a fabricante será representada pelo grupo JLJ, que tem sede em Salto (SP).

O anúncio da chegada, bem como maiores detalhes da nova operação, acontecerá em setembro. Vale lembrar que a JLJ também foi a responsável por trazer as marcas Chery e Rely para o país.

Ainda não há informação sobre quantas concessionárias a marca terá ou onde elas serão localizadas.

O G1 apurou que o primeiro produto da “nova” SsangYong Brasil será o SUV compacto Tivoli. Ele desembarca no começo do ano, quando deve se encerrar a sobretaxa de 30 pontos percentuais de imposto a veículos importados.

Além de ser o primeiro modelo, o Tivoli será a maior aposta da empresa para prosperar no Brasil.

Primeiro produto

O Tivoli foi revelado no Salão de Genebra de 2015. Ele tem porte semelhante ao de modelos como Jeep Renegade, Honda HR-V e Ford EcoSport.

São 4,20 metros de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,59 m de altura. O porta-malas acomoda 423 litros.

A única motorização gasolina disponível para o Tivoli é um 1.6 de 4 cilindros de 128 cavalos e 16,3 kgfm.

O câmbio pode ser manual ou automático, sempre de 6 marchas. Em alguns mercados, há uma opção diesel, também 1.6, mas de 115 cv e 30,6 kgfm.

O Tivoli é vendido em mercados como Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e, mais perto de nós, Chile e Colômbia.

Ele pode ser equipado com 7 airbags, controles de tração e estabilidade, acesso e partida por chave presencial, luzes diurnas de LED, start-stop, ar-condicionado digital de 2 zonas, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito.

A lista extensa não significa que o carro vendido no Brasil terá todos estes itens.

Evolução

Além do Tivoli, a SsangYong deve comercializar também uma versão do SUV de 7 lugares, chamada de XLV.

Outro modelo cotado para desembarcar por aqui é a nova geração do Rexton, que será apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro. Ele já foi vendido por aqui em geração anterior.

A SsangYong tem demonstrado evolução em seus produtos, principalmente em termos estéticos. Os novos modelos em nada lembram os carros que eram vendidos no Brasil nos anos 2000, com visual de gosto pra lá de duvidoso.

O próprio Tivoli passou pelos testes de segurança do Euro NCAP. Com os itens da versão básica, o modelo recebeu 3 estrelas. Quando equipado com o pacote de segurança, a nota subiu para 4 estrelas.

(Foto: Divulgação)