ESPORTE INTERNACIONAL

Surto de ebola faz Marrocos desistir de sediar Copa Africana de Nações.

Classificada para o torneio como país-sede, a seleção Marroquina foi automaticamente desclassificada.

Em 11/11/2014 Referência JCC

A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou nesta terça-feira (11) que a Copa Africana de Nações do ano que vem não acontecerá mais no Marrocos. Preocupado com o surto de ebola que atinge a África, e com a ameaça de um possível risco de propagação do vírus, o então país-sede pediu o adiamento do torneio continental, que não foi acatado pelo Comitê Executivo da CAF.

Essa resposta claramente indica que a Real Federação Marroquina de Futebol reiterou sua recusa em realizar a competição nas datas indicadas”, afirmou a confederação, em seu site oficial, reafirmando que a federação marroquina foi avisada na semana passada que não havia a possibilidade de mudar o calendário previsto – a Copa Africana de Nações começará no dia 17 de janeiro e terminará no dia 8 de fevereiro de 2015.

Por conta da desistência, a seleção marroquina acabou punida pela confederação. Classificada para o torneio como país-sede, o time foi automaticamente desclassificado e também não poderá participar das eliminatórias.

No comunicado divulgado pela CAF, o Comitê Executivo assegura que outras associações nacionais mostraram interesse em sediar a edição de 2015 nas datas estabelecidas. A entidade está analisando as candidaturas e deve divulgar em breve o país que receberá a Copa Africana das Nações. Além disso, as eliminatórias estão mantidas, com jogos marcados para este mês. Ao todo, 15 seleções, mais o anfitrião, tem vaga garantida no torneio.

Marrocos segue mantido como sede do Mundial de Clubes da Fifa, que acontece no país do norte da África entre os dias 10 e 20 de dezembro. Em agosto, diante de rumores de uma mudança de local em função da epidemia de ebola, a Fifa afirmou, em seu site oficial, que “a saúde de jogadores, árbitros e torcedores é prioridade absoluta em todas as competições da Fifa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente não há casos de ebola registrados no Marrocos, portanto não cabe discutir uma eventual mudança de país-sede. Se a situação mudar, entraremos em contato com os clubes participantes”.

Real Madrid (Espanha), San Lorenzo (Argentina), Cruz Azul (México), Moghreb Tetouan (Marrocos), Western Sydney Wanderers (Austrália), Auckland City (Nova Zelândia) e ES Sétif (Argélia) estão classificados para o Mundial.

Fonte: CAF