CENÁRIO EMPREENDEDOR

Sustentabilidade: garantia do presente sem descuidar do futuro.

Ser sustentável significa equilibrar as necessidades de consumo do ser humano com a capacidade de renovação da natureza.

Em 05/02/2015 Referência JCC - Prof. José Luiz Mazolini

Embora a maior parte da população do mundo já saiba o que é sustentabilidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o real significado deste termo e, principalmente, sobre as ações que estão associadas a ele.

Ser sustentável significa equilibrar as necessidades de consumo do ser humano com a capacidade de renovação da natureza. Sem isto, a tendência é o esgotamento de recursos fundamentais, como a água, comprometendo o equilíbrio do meio ambiente e as futuras gerações.

Os temas de sustentabilidade mais recorrentes atualmente estão relacionados ao reaproveitamento de água, à destinação correta do lixo e à geração de energia sustentável.

A reutilização da águaé um dos temas mais urgentes, até mesmo para nações que contam com este recurso natural em abundância. Medidas vêm sendo adotadas para reduzir o consumo de água, além de outras que visam à coleta e ao tratamento do esgoto, para evitar a contaminação de rios e outras fontes.

Outro fator que polui muito o meio ambiente é o lixo produzido pelo ser humano, especialmente nas grandes cidades. Estes resíduos contaminam o solo e as fontes de água, por meio do seu processo de decomposição e pela deposição de produtos químicos oriundos de pilhas, baterias e outros componentes.

A coleta seletiva, os processos de reaproveitamento, reciclagem e a destinação adequada do lixo são atitudes necessárias para reverter este quadro.

Outro tema de grande relevância é a adoção de fontes de energias sustentáveis, uma alternativa sobre as atuais fontes utilizadas em larga escala, que são baseadas na queima de combustíveis fósseis, gerando gases que provocam a poluição do ar.

Não basta o Governo tomar atitudes a respeito da degradação acelerada do meio ambiente. Para que as mudanças sejam efetivas, todos os indivíduos devem assumir responsabilidades, adotando atitudes e hábitos sustentáveis em seu dia-a-dia.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br e diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.