GASTRONOMIA

Técnicos da Prefeitura e empresários vão conhecer polos gastronômicos do Rio

Viagem tem como objetivo trocar experiências com estabelecimentos e entidades.

Em 16/10/2014 Referência JCC

Técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) participarão, desta terça (21) a quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, de uma missão empresarial ao lado de 15 proprietários e representantes de estabelecimentos da capital.

A viagem tem como objetivo trocar experiências com estabelecimentos e entidades que compõem o Programa Polos do Rio, como o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Sindrio), a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e o Sebrae-RJ.

A ideia é socializar informações e técnicas e esclarecer sobre problemas comuns enfrentados pelo grupo para consolidar a implantação dos polos gastronômicos em Vitória, assessorados pela Gerência de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor.

Os comerciantes que participarão da missão são de Bairro República, Jardim da Penha, Praia do Canto, Ilha das Caieiras, Centro Histórico, Curva da Jurema e praia de Camburi. A ação é uma parceria entre Prefeitura, Sindibares e Sebrae-ES.

Competitividade

O polo gastronômico é um projeto que reúne empresas da área de alimentação para promover o desenvolvimento do setor em busca de competitividade e excelência de produtos e serviços. Receberão o projeto os seguintes bairros: Ilha das Caieiras, Jardim da Penha, Praia do Canto, Centro Histórico, Mata da Praia, Jardim da Penha, Jardim Camburi e Curva da Jurema.

Os principais objetivos são promover ações conjuntas entre os empresários do setor de gastronomia com as demais empresas e entidades representativas da cadeia para profissionalizar a gestão. E, ainda, qualificar e diversificar os serviços e aumentar a rentabilidade das empresas.

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, será uma oportunidade para troca de informações e experiências por parte de um grupo com ambições, dificuldades, desafios e conquistas semelhantes.

Faturamento

Ele contou que o número de inscritos foi significativo e que a troca de experiências com comerciantes cariocas será oportuna e relevante. "Os comerciantes capixabas vão interagir com estabelecimentos consolidados e que têm grande frequência durante todo o ano. Eles inovaram, usaram a criatividade e aproveitaram a localização num grande destino turístico como o Rio de janeiro para crescer", destacou Krohling.

Para ele, a expectativa é de aumento de faturamento, redução da rotatividade e implementação de indicadores de desempenho.

Excelência

O Sebrae e o Sindibares irão custear parte das despesas com hospedagem e transporte aéreo. Os interessados assinaram um termo de compromisso que acompanhou a documentação da empresa.

Fonte:PMV